1987 - Frei Damião de Bozzano em Barra de São Miguel - PB (Parte 3)

Encerrando a disponibilização do belo acervo sobre a passagem de Frei Damião por Barra de São Miguel - PB em 1987, apresentamos nesta terceira parte mais sete imagens que mostram um pouco do frade capuchinho em contato com os moradores locais. Vejamos:

Imagem 1 - Frei Damião e fiéis locais chegando pelo lado da Rua Tenente Pedrosa à Igreja
Esta fotografia de certo modo mostra como o Frei Damião era acessível por onde passava.

Imagem 2 - Frei Damião ao lado da casa Paroquial
Na imagem 1, vários moradores locais acompanham Frei Damião rumo a Igreja de São Miguel. Destaco na imagem as pedras que formavam o alicerce do antigo cemitério ao lado da igreja, que hoje está coberta pela praça existente no local. Ao fundo, no lado direito, temos também uma visão da antiga forma da casa paroquial da cidade.

Nesta fotografia número 2 ao lado, vemos saindo da casa paroquial Frei Damião amparado por jovens e pelas autoridades locais no período. A direita, de camisa branca temos o Sr. Pedro Pinto da Costa, ex-prefeito do município por quatro vezes. Ao lado deste, está a Sra. Dora, esposa do Sr. José Lupércio Corrêa de Araújo, que se encontra atrás de Frei Damião. A esquerda identificamos a jovem Mônica, filha do Sr. Miguel Costa e da Sra. Zefinha.

 A seguir as imagens 3 e 4:












Estas imagens 3 e 4, mostram mais uma vez Frei Damião e Padre Paulo na procissão com o ostensório pelas ruas da cidade. A princípio não identificamos os locais exatos das fotografias, todavia, as mesmas também fazem parte deste rico acervo que mostra os detalhes desta missão que ocorreu em 1987 na cidade paraibana de Barra de São Miguel.

Imagem 5 - População acompanha a Celebração na Calçada da Igreja
 Nesta fotografia número 5 temos uma imagem feita da frente da Igreja de São Miguel voltada para a Praça Ismael Mahon. Destaque-se a força policial na parte direita a acompanhar toda a movimentação.

Imagem 6 - Chegada de Frei Damião a calçada da Igreja local
Nesta imagem número 6 destacamos a vitalidade de Frei Damião que caminha rumo a Igreja de São Miguel, após a procissão pelas ruas da cidade.

Imagem 7 - Frei Damião indo embora?
Para finalizar esta bela série de imagens, temos Frei Damião sentado a frente em um veículo. Pelo ambiente, na altura da metade da Rua Tenente Pedrosa e disposição corporal das pessoas ao redor do carro, conjecturamos que esta fotografia apresentaria a despedida de Frei Damião da cidade de Barra de São Miguel. Pelas informações que temos até o presente momento, esta seria sua última passagem pela cidade.

Mais uma vez o nosso agradecimento ao jovem Bartô Pinto pela cooperação com nossa história.

João Paulo França, 15 de julho de 2016.


Leia também:




Fonte:

Acervo de Bartô Pinto