Açude e leito do "Riacho do Bichinho" pelas lentes de Zeca Cabral nos anos 1950.

Nosso site teve acesso a diversas imagens do açude e do leito do "Riacho do Bichinho" nos anos 1950 e a seguir as dispomos para os amigos leitores. É um pouco de nosso passado congelado pela lente do Sr. José Irineu Cabral, conhecido "Zeca Cabral". Observemos:


Nesta bela imagem inicial, temos os irmãos Zeca e João Cabral a contemplar o "espelho d'agua" que se formara, provavelmente, com as primeiras chuvas do período dos anos 1950. O açude "Riacho do Bichinho" foi inaugurado em 21 de janeiro de 1951, conforme reportagem intitulada "Barragem "Riacho do Bichinho" nos anos 50 do século XX.

A seguir, "coloquemos" o pé na lama e adentremos no curso do "Riacho do Bichinho", propriamente dito, que dá origem ao açude e, provavelmente a própria povoação primitiva da Barra de São Miguel. Observemos:


Não dispomos da data precisa das fotografias deste post, todavia, em virtude da idade aproximada da "criança da foto", que nasceu em 1942 e, claramente percebe-se ter uma idade "próxima" aos 10 anos, afirmamos que estas seriam imagens datadas de um tempo entre 1950 e 1955. O Sr. José Irineu Cabral, o "Tio Zeca Cabral", ao vir de Recife para Barra de São Miguel trazia o equipamento de fotografar. Na imagem são conhecidos de início o Sr. João Cabral, ao centro, (Irmão de "Zeca Cabral") e a "criança", que se trata de Iramar Cabral (sobrinho do Srs. João e Zeca Cabral). 

A seguir, mais uma imagem deste grupo, nas margens do riacho, de onde se vê um belo roçado de milho e plantações de palma:


Para finalizar, mais uma imagem panorâmica do grupo, desta feita dentro do açude, com a "parede" ao fundo. É uma fotografia feita da parte do nascente para o poente. Observemos:


Ainda dispomos de mais imagens deste grupo no açude Riacho do Bichinho, que em breve publicaremos neste espaço.

João Paulo França, 25 de maio de 2016.


Fonte:

Acervo e informações familiares de João Antônio Miranda Cabral.