A Igreja Católica de Barra de São Miguel seria de 1766?

Com certeza um dos mistérios que envolvem o passado de Barra de São Miguel está na origem de sua Igreja Matriz, a Igreja de São Miguel Arcanjo. Como não encontramos até o presente momento nenhuma fonte primária, ou mesmo referência no próprio templo, não temos elementos para afirmar com margem de segurança o ano de construção da Igreja local, que certamente se confunde com a própria origem do aglomerado urbano inicial da atual sede da cidade de Barra de São Miguel - PB.
Para ilustrar nosso post, encontramos uma bela fotografia, não datada, do templo católico que nos referimos:

Imagem 1 - Igreja São Miguel Arcanjo, tendo ao lado direito a frente do Cemitério Antigo, já demolido.
Infelizmente não temos nenhuma informação concreta do ano desta fotografia, todavia, a situamos no século XX, provavelmente em sua primeira metade, haja vista ainda está na paisagem, ao lado direito, o início da parede frontal do Cemitério Antigo de Barra de São Miguel, que fora derrubado, em data ainda imprecisa nas nossas pesquisas. 

O teto da Igreja ainda é baixo, antes da grande reforma da década de 1970 e já encontramos as imagens no frontão e contornos das portas que existem até os dias atuais. Há certos desenhos, não identificados nos inícios das quatro pilastras e a cruz ainda seria de madeira ao centro. Com certeza, uma bela imagem antiga deste monumento religioso.

A seguir, usamos das pesquisas de um barrense que se destacou no campo da Literatura: Luiz Gonzaga Castelliano, filho de Cândido Castelliano, que escreveu o livro Castelo de Ilusões, prosa e verso. Nesta produção, Luiz G. Castelliano nos deixa a seguinte pista sobre o passado desta Igreja:

Imagem 2 - Livro Castelo de Ilusões, de Luiz G. Castelliano, p. 247
Até o presente momento de nossa pesquisa este é o único autor que nos mostra uma datação para tentar explicar a origem de Barra de São Miguel. Obviamente, não a tomamos por verdade absoluta, mas como pista para as nossas investigações sobre o passado desta terra. 

Luiz G. Castelliano, publicou o livro Castelo de Ilusões, prosa e verso no ano de 1971 no Rio de Janeiro. Segundo o mesmo, suas fontes de pesquisa foram o "Arquivo Público, IBGE e a Biblioteca Pública do Rio de Janeiro". Todavia, nos é interessante sua versão para esta aliança, que teria ocorrido entre os "nativos" desta terra e os "forasteiros", selando tal acordo com a construção, ainda rústica, em pau-a-pique (taipa) de uma igreja, que pelo dia de conclusão da obra, seria dedicada a São Miguel Arcanjo. Continuamos a investigar esta datação citada de 29 de setembro de 1766, ou seja, ainda no século XVIII.

Em breve, publicaremos mais "achados" sobre a Igreja Matriz de Barra de São Miguel - PB.

João Paulo França, 09 de junho de 2016.


Fonte:

Imagem da Igreja de Barra de São Miguel do acervo de José Clemilton Truta.
CASTELLIANO, Luiz Gonzaga. Castelo de Ilusões, prosa e verso. Rio de Janeiro: Imprensa do Exército, 1971, p. 247.