1947 - O Cruzeiro da "Serra" ou o cruzeiro de "Frei Damião".

"Quando o pessoal da Barra estiver sofrendo, venham aos pés da cruz" - Segundo o casal, Sr. Antônio Canejo e Áurea Vieira este teria sido o ensinamento deixado por Frei Damião em sua primeira passagem pela vila de Barra de São Miguel, quando o mesmo fincou um dos monumentos religiosos e históricos mais significativos da cidade: o cruzeiro da "Serra" ou, como muitos moradores locais também conhecem, o cruzeiro de "Frei Damião". Observemos uma imagem do mesmo:

Imagem 1 - Acervo de André Pinto
Como trata-se de uma imagem que buscamos em rede social, não conseguimos identificar com clareza as pessoas que são registradas ou mesmo o ano da imagem. Possivelmente se encontram na fotografia as Sras. Glorinha Pinto, Eliane Pinto e Carminha. Se possível, nos auxilie com mais informações.
O "cruzeiro" fica ao norte da sede de Barra de São Miguel, saindo a partir da Rua São Miguel, na chegada de Campina Grande. Vejamos uma imagem a partir da base de sua subida:

Imagem 2 - Acervo particular em 22 de abril de 2015
Como nos informam diversos moradores locais, a exemplo do Sr. José Adailton (Dau), e a Sra. Dorinha de "Bibi", o "cruzeiro da serra" foi erguido na primeira passagem de Frei Damião por Barra de São Miguel, em 1947, quando toda a população presente a missão o acompanhou em procissão até a serra para "fincar" este monumento religioso.

Ainda segundo os relatos, esta paisagem começou simples, com a cruz apenas, mas com o passar dos anos a base foi edificada, além de sofrer reformas que dão a este monumento a forma atual.
Para finalizar, observemos a paisagem que podemos contemplar do alto do "cruzeiro da serra":

Imagem 3 - Acervo particular em 22 de abril de 2015
Do alto desta serra, podemos contemplar esta bela paisagem, além de seguir o ensinamento de Frei Damião, exposto no início de nossa matéria. Com certeza, olhar para a "serra" da chegada de Barra de São Miguel é olhar para uma paisagem edificada pelos moradores locais desde a década de 1940 e que já serviu para inúmeras romarias ou, simplesmente visitas, daqueles que procuram um ambiente para observar toda a zona urbana de Barra de São Miguel - PB.

João Paulo França, 03 de agosto de 2016


Fonte:

Acervo de André da Costa Pinto
Informações do Sr. Antônio Canejo (Antônio de Sinhá) e sua esposa, a Sra. Áurea Vieira
Informação do Sr. José Adailton
Informações da Sra. Dorinha de "Bibi".