1971 - A Conclusão da Primeira Turma da CNEC de Barra de São MIguel - PB.

O ano de 1971 foi emblemático para a educação de Barra de São Miguel: conclusão da primeira turma do Curso Ginasial da CNEC - Campanha Nacional de Escolas da Comunidade. Hoje, esta formação equivaleria ao Ensino Fundamental II. Nesta matéria veremos imagens da turma pioneira e também a repercussão da homenagem prestada ao médico Sebastião Pedrosa, falecido em 1971 e lembrado na Colação de Grau, ocorrida em 04 de dezembro daquele ano, noticiada no Jornal da Paraíba.
Inicialmente, vejamos um quadro marcante da turma:

Imagem 1 - Turma da CNEC, concluinte em 1971 - Fonte: Evandro Pinto
A seguir, vejamos como a formatura foi noticiada no dia 16 de dezembro de 1971 no Jornal da Paraíba:

Imagem 2 - Jornal da Paraíba

Médico Sebastião Pedrosa teve memória reverenciada em Barra

BARRA DE SÃO MIGUEL (Do correspondente) - Grandes festividades foram realizadas quando da colação de grau dos alunos concluintes do Ginásio Thomaz de Aquino, nesta cidade no último dia quatro do mês corrente.
A turma pioneira do Ginásio foi denominada de turma Dr. Sebastião Pedrosa, em homenagem àquele que um dos oradores conseguiu dizer que "foi quem acendeu o facho de uma nova era em sua terra natal e sabemos com quanto amor e com que desprendimento, ao lado do seu sobrinho, também incansável batalhador, o jovem Zulamar Pedrosa".
Na ocasião da colação de grau estiveram presentes o deputado José Braz do Rêgo, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado; o deputado Inácio Bento, patrono da turma; o sr. Hélio Pinto da Silva, paraninfo; sra. Isís Alves Pedrosa; sr. José Pinto da Silva, prefeito local, além de familiares do homenageado pela turma.
O extinto homenageado teve na palavra do padre Paulo Roberto o agradecimento em nome da família pela homenagem prestada, que incitou aos habitantes de Barra de São Miguel, "que unidos, embora com sacrifícios não deixem que aquela luz se apague, porque se isto acontecer a nova geração jamais os perdoará, Barra de São Miguel, representada pelo seu povo, o nosso mais sincero e eterno agradecimento".

Pelo número de autoridades presentes, tanto políticas, quanto religiosas, bem como pessoas da família do Dr. Sebastião Pedrosa, a exemplo da viúva, a sra. Ísis Alves Pedrosa, podemos perceber como esta cerimônia foi concorrida naquele mês de dezembro de 1971. Para finalizar, vejamos mais um registro desta turma:

Imagem 3 - Fotografia realizada no Clube Diversional Cariri - Fonte: Evandro Pinto
Você está presente nestas fotografias? Reconhece alguns dos formandos (as)? Se desejar, divida conosco este conhecimento.

João Paulo França, 16 de janeiro de 2017.

Fonte:

Imagens de Rede Social de Evandro Pinto
Acervo do Jornal da Paraíba do dia 16 de dezembro de 1971.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.