A expansão urbana é algo inerente ao passar do tempo. Os moradores vão construindo as casas e ambientes de negócio ao longo de uma determinada rua, sem se preocupar com as mudanças que o tempo traz, ou seja, a necessidade de se reorganizar o espaço urbano, para que novas ruas sejam abertas, permitindo a expansão da cidade.
É neste contexto que se insere o Decreto a seguir, vejamos:
Este é o Decreto nº 20, de 15 de agosto de 1973, assinado pelo prefeito Cacildo Guedes de Medeiros Correia e exposto no Diário Oficial do Estado da Paraíba da terça-feira, dia 02 de outubro de 1973. A Ementa diz: "Declara de utilidade publica, para o fim de desapropriação o imóvel que menciona e dá outras providências".
É importante observarmos o artigo primeiro, que diz: "Fica declarada de utilidade pública, para fim de desapropriação, uma casa de tijolos e telhas situada a rua Tomás de Aquino Tejo, de propriedade de José Pinto da Silva e Helena Costa Pinto".
Em diálogos com moradores da região, conjecturamos ser uma casa que foi desapropriada e depois retirada para início da rua Augusto Corrêa, em confluência com a citada rua Tomás de Aquino.
Agradecemos ao sr. Antônio Aelson Canejo da Silva (Tatai), que encontrou esta preciosidade nos arquivos municipais e compartilhou conosco, auxiliando assim a compreendermos melhor a expansão da zona urbana de Barra de São Miguel.
João Paulo França, 02 de dezembro de 2024.
Fonte:
Arquivo Municipal, cedido por Antônio Aelson Canejo da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.