Barra de São Miguel na década de 1950 (Parte 2)

Mais uma vez nosso site volta ao passado de Barra de São Miguel - PB por meio de uma bela fotografia panorâmica da vila, provavelmente na década de 1950. Com atenção, observemos o cenário que muitos barrenses viveram no passado da comunidade:

Imagem 1 - Panorâmica da Vila de Barra de São Miguel - PB
Infelizmente não temos a data exata desta bela fotografia, nem o autor da mesma, todavia, vale a pena observar o cenário, em suas diferentes posições, como faremos nos destaques a seguir. Ressaltamos mais uma vez que se trata de uma imagem de antes de 1959, ano que já não existia o cemitério ao lado da igreja, que tivera suas paredes e túmulos retirados deste local central da vila.

Imagem 2 - Destaque para o lado direito da imagem 1
 Neste lado direito da fotografia, vemos de costas uma banda de música, com seus músicos a marchar em direção à igreja de São Miguel. Destaque-se o fardamento, inclusive com quepe, além dos dois reluzentes tubas, que se apresentam na paisagem. Vários populares e crianças caminham ao lado da filarmônica, de onde vemos ser este um costume de longa data.
Nos chama a atenção no horizonte, o grande telhado da antiga Casa Paroquial, além de um prédio, que provavelmente seria o local onde ficou o motor a diesel que gerou a energia para a localidade, que ficava ao lado do Grupo Melquíades Tejo, inaugurado em 1949.
Também está na imagem um caminhão, que comparado com imagens de época, provavelmente se trata de um Chevrolet ano 1945 ou 1946 (As imagens consultadas ainda não nos permitem concluir com exatidão).

Imagem 3 - Destaque para o lado esquerdo da imagem 1
Por fim, esta imagem 3 nos mostra a população se dirigindo para o templo religioso. Alguns populares já se encontram na frente e conversam descontraídos, seja sentado no batente do cruzeiro da calçada, seja abaixo da árvore que ali existia.
Nos chama a atenção as roupas de época, os homens com terno e gravata, já as senhoras com seus vestidos, inclusive, uma se desloca com a vestimenta totalmente preta, o que conjecturamos tratar-se de alguém que poderia ser viúva ou estar celebrando o luto. Muitas crianças também se locomovem na paisagem, algumas, inclusive, vestidas de maneira bem simples.

João Paulo França, 13 de junho de 2017.

Fonte:

Acervo de José Clemilton Truta
Site http://antigosverdeamarelo.blogspot.com.br/2009/02/
http://wp.clicrbs.com.br/memoria/2015/09/23/na-estrada-desde-1950/?topo=87

Veja também:  Barra de São Miguel na década de 1950 (Parte 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.