1987 - Frei Damião de Bozzano em Barra de São Miguel - PB (Parte 2)

Nesta data temos uma dupla alegria: continuar a acompanhar a visita de Frei Damião de Bozzano a Barra de São Miguel em 1987 e ao mesmo tempo relembrar ou conhecer a arquitetura da cidade pelas diferentes ruas por onde passou a grande procissão com os romeiros e o frade capuchinho.
Iniciemos:

Imagem 1 - Frei Damião e a procissão no início da Rua Thomaz de Aquino
Grande multidão está a acompanhar a procissão liderada por Frei Damião. Neste instante da imagem estão a passar em frente da Prefeitura Municipal de Barra de São Miguel, no início da Rua Thomaz de Aquino. Mais uma faixa recepciona o frade. Na mesma se lê:  

Os são miguelenses saúdam Frei Damião.
Nos chama a atenção, na parte esquerda, as grandes algarobas que existiam na Praça Ismael Mahon. No horizonte à esquerda é visível também uma espécie casa amarela, que não existe mais na paisagem atual desta parte da cidade.

Imagem 2 - A procissão na Rua Augusto Corrêa
Na sequência das fotografias que dispomos, a procissão deixa a Rua Thomaz de Aquino e entra a esquerda, passando a caminhar pela Rua Augusto Corrêa de Araújo. Mais uma vez é visível o grande número de pessoas a cercar o veículo onde se encontra Frei Damião.

Imagem 3 - A procissão está a descer a Avenida Cândido Casteliano
Nesta imagem 03 vemos a procissão já na Avenida Cândido Casteliano, próximo onde hoje é o Supermercado Santo Expedito. Há duas grandes lacunas na imagem, onde seriam posteriormente as residências do ex-prefeito, Sr. Pedro Pinto (a direita) e do Sr. Valter e Aparecida Costa (a esquerda).

Imagem 4 - Início da subida da Avenida Cândido Casteliano
Esta fotografia número 04 foi realizada a poucos metros da imagem anterior e enquadra praticamente a mesma paisagem da Avenida Cândido Casteliano. Destacamos mais uma vez o grande número de fiéis no evento religioso. Lembre-se que são imagens de quase 30 anos atrás, quando a população local era bem menor que a atual.

Imagem 5 - Ainda Avenida Cândido Casteliano
Esta imagem número 05 ainda foi realizada na Avenida Cândido Casteliano, já na parte de cima e está mais aproximada, o que nos permite ver claramente vários moradores locais, a exemplo do prefeito da cidade à época, o Sr. José Lupércio, conhecido por Araújo (no lado esquerdo da imagem, de camisa branca com quadros). Com o uniforme do Flamengo a direita destacamos o Sr. Sebastião Bezerra. Muitos outros personagens locais podem ser identificados nestas imagens... fique a vontade para nos informar...

Imagem 6 - Rua Francisco Pinto
Aqui, temos uma verdadeira relíquia histórica. A procissão sai da Avenida Cândido Casteliano e vira à esquerda, tomando toda a Rua Francisco Pinto, que à época ainda estava por ser calçada. Destaque-se na parte esquerda a antiga fachada do Clube do Bangu, hoje modificada.

Imagem 7 - Rua São Miguel
Saindo da Rua Francisco Pinto, a procissão ruma à esquerda pela Rua São Miguel, neste enquadramento já próximo a Igreja de São Miguel Arcanjo, chegando pelo seu lado direito. Mais uma vez é possível identificar uma série de moradores, a exemplo da Sra. Chiquinha Justino (a esquerda, de blusa branca e saia marrom claro)¹. Quem seria a Sra. com suas duas crianças a pousar na imagem à direita?

Por hora, paramos aqui nesta incrível viagem no tempo pelas ruas de Barra de São Miguel, seguindo nos passos da procissão da Missão de Frei Damião. Em breve, publicamos a terceira parte deste belo acervo do amigo colaborador, o jovem Bartô Pinto.

João Paulo França, 01 de julho de 2016.

1 - Informação da Sra. Ermira de Fátima e do Sr. Cleminton Truta, atualizado em 10 de julho de 2016.

Leia também:




Fonte:

Acervo de Bartô Pinto