1957 - A construção da "Gruta" de Nossa Senhora em Barra de São Miguel - PB

Os moradores e visitantes de Barra de São Miguel-PB com certeza muito já se encantaram ao observar no horizonte da sede do Município, por sobre uma das serras circundantes do noroeste da cidade, uma construção de pedra e cimento, pequena e de grande singeleza, que já faz parte da paisagem desde o ano de 1957.

Observemos uma imagem panorâmica da "Gruta" de Nossa Senhora em Barra de São Miguel:

Imagem 1 - Acervo pessoal - 18 de março de 2016
 Esta é a imagem atual que temos em 2016 da "Gruta", com escadaria e cruzeiro na parte esquerda da imagem. Todavia, a construção original era mais simples, com a capela com portão de madeira e a calçada inicial apenas. Observemos uma imagem aproximada do exterior e do interior da "Gruta":

Imagem 2 - Visão externa (à esquerda) e interna (à direita) da "Gruta" de Nossa Senhora de Fátima
Como podemos observar na imagem 2, a simplicidade impera neste monumento religioso de Barra de São Miguel. Segundo o Sr. José Adailton (Dau de Carminha), esta imagem que se encontra na Gruta é a original de 1957, que foi comprada pelo Sr. Zé Costa em Fortaleza- CE.
 Observemos a história que nos é contada na placa existente no interior deste templo:

Imagem 3 - Placa do interior da "Gruta" N. S. de Fátima
 "SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
"...o meu imaculado coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus"
Construído em 1957 por Zé Costa
Inaugurado em 13/05/57
Recuperado em 1998, com o retorno de Nossa Senhora de Fátima, após 40 anos, em 13 de junho de 1988, graças ao esforço de José Adailton (Dau), com o apoio de familiares e a comunidade.
Agradecimento especial: Severino Ferreira Sobrinho"

Esta placa é importante porque nos apresenta informações preciosas, em especial, que este monumento foi construído graças a ideia e empenho do Sr. Zé Costa. Observe que a data do dia 13 de maio é celebrada na comunidade católica local como a noite da família Costa no novenário mariano. Segundo o Sr. José Adailton, para que esta construção fosse efetivada, foi aberta uma "trilha" na subida da serra ao topo, onde foi feita a roçagem da caatinga para início da construção em pedras brutas, pelos pedreiros Zé Justino, José Benjamim e Cazuza (neste momento, o Sr. Adailton afirma que outras pessoas podem ter participado desta empreitada, porém, o mesmo não recorda o nome).

Por muitos anos a "Gruta", como é carinhosamente conhecida pela população, esteve sem a devida estrutura de acesso e manutenção. Graças aos esforços do Sr. José Adailton que, após o retorno do Recife com uma graça alcançada, no caso a cura de seu filho André, o mesmo liderou uma campanha de recuperação do ambiente junto com a comunidade local, contando com o auxílio em especial do Sr. Severino Ferreira. No dia 13 de junho de 1998 foi concluída a obra e a imagem de Nossa Senhora de Fátima voltou ao local, fazendo parte deste belo patrimônio religioso e histórico do município.

Para finalizar, observemos a imagem que, do alto da Gruta, podemos apreciar:

Imagem 4 - Acervo pessoal - 18 de março de 2016
Parando na "Gruta" Nossa Senhora de Fátima, olhando para o nascente, esta é a bela paisagem que podemos contemplar da sede do Município de Barra de São Miguel - PB.

João Paulo França, 29 de julho de 2016


Fonte:

Acervo Pessoal do autor.
Informações do Sr. José Adailton