2010 - Mosaico da "Via-sacra" no Cemitério de Barra de São Miguel-PB

Neste 02 de novembro, dia de finados, trazemos em nosso portal o registro da construção do mosaico da "Via-sacra" no Cemitério São Miguel, da sede do município de Barra de São Miguel - PB. Vejamos a seguir registros desta obra coletiva:

Imagem 1 - Acervo de Alisson Nascimento
No ano de 2010, por meio de uma ação do CRAS - Centro de Referência da Assistência Social - da Prefeitura de Barra de São Miguel - PB, diversos jovens participaram de um curso em mosaico e desenvolveram sua arte na fachada do cemitério São Miguel, na sede do Município.

Imagem 2 - Acervo de Alisson Nascimento
O trabalho resultou na inscrição em mosaico do nome do cemitério e no desenho das 15 estações da Via-sacra cristã. Vejamos imagens desta ação:

Imagem 3 - Dia 16 de junho de 2016
Como podemos observar nas fotografias apresentadas, uma bela sequência de cenas da vida e ação de Jesus Cristo que são tradicionalmente retratadas na Via-sacra, foram cuidadosamente desenhadas na fachada frontal do cemitério barrense.

Imagem 4 - Dia 16 de junho de 2017
Mais uma vez observamos acima a inscrição do nome oficial do cemitério barrense e abaixo uma das cenas da vida de Cristo, tudo em forma de mosaico.

Imagem 5 - Dia 16 de junho de 2017
Como nos ensina o professor Felipe Aquino: "A Via-Sacra, também chamada Via Crucis, é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Via-Sacra, como também é chamada, consiste em que os fiéis percorram, mentalmente, a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que, então, percorriam, na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém".

Em breve trataremos dos cemitérios da sede do município, suas construções e ampliações, bem como a transferência da parte lateral da igreja para o local atual.

João Paulo França, 02 de novembro de 2017

Fonte:

Acervo de Alisson Nascimento, Blog "Barra é notícia".
Acervo pessoal
Editara Cleofas. Como surgiu a prática da "Via-sacra"? Disponível em: http://cleofas.com.br/como-surgiu-a-pratica-da-via-sacra/. Acesso em 02 de novembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.