2017 - V Encontro Municipal de Educação Ambiental - Cabaceiras - PB

Neste dia 03 de novembro de 2017 a cidade de Cabaceiras - PB acolheu o "V Encontro Municipal de Educação Ambiental", realizado na Escola Maria Neuly Dourado. Evento de grande importância e que acolheu diversos representantes do Cariri e teve por tema: "Cenários e desafios para o abastecimento de água no Semiárido paraibano".


Autoridade religiosa, representantes do Executivo e Legislativo municipal, professores, estudantes e população em geral prestigiaram o evento, que contou com exposições de experiências exitosas da prática ambiental nas escolas cabaceirenses, bem como apresentações culturais de cunho teatral e musical.


O evento contou também com significativa programação, que entre outras temáticas, refletiram sobre: "Relato Histórico da Seca no Semiárido Nordestino", com exposição do Pe. João Jorge Ritfeld; "Consumo e Qualidade da Água", com exposição da Professora Drª. Ilza Brasileiro - UFCG/CDSA e, por fim, a exposição: "Degradação e perdas do solo na Caatinga", feita pelo professor Dr. Hugo Morais - UFCG/CDSA.


Contribuímos com nossa participação na coordenação da mesa redonda que trouxe o tema: "O bioma Caatinga: cenário atual", com exposição da professora Dra. Alecksandra Vieira de Lacerda– UFCG/ CDSA. Entre seus ensinamentos destacamos sua fala apaixonada pela Caatinga e os diversos desafios que devemos observar em nosso cotidiano para que este bioma seja respeitado e visto como fundamental para a convivência do ser humano no semiárido.
 


Ao final, destacamos a visita in loco a uma propriedade rural próximo a sede do município, onde os participantes do encontro puderam observar na prática diversos exemplos de manejo e cultivo sustentável. Foi o estudo de Campo: "Sistemas de Irrigação e Manejo Adequado do Solo/ Fazenda Emas", com exposição do Professor Lázaro Farias.


Registramos nesta data o continuar desta bela semente, que já se encontra em sua 5ª edição, que é o Encontro Municipal de Educação Ambiental de Cabaceiras-PB. Parabéns ao secretário de Educação, Sr. Paulo Rogério e sua equipe, pela qualidade da organização e criatividade do evento.

João Paulo França, 03 de novembro de 2017.

Fonte de imagens:

Acervo pessoal
Rede social da Prefeitura Municipal de Cabaceiras-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.