Frei Damião de Bozzano em Barra de São Miguel nos anos 80 do século XX.

Neste feriado de Corpus Christi, lembramos uma das romarias de Frei Damião de Bozzano pelo Município de Barra de São Miguel - PB, datada de meados dos anos 80 do século XX. Vale destacar a fé e ardor missionário deste frei capuchinho que peregrinou pelo nordeste brasileiro ao longo do século passado, levando a mensagem cristã de conversão, em especial ao corpo de Cristo.

Blog https://tataguassu.blogspot.com.br/2014/07/frei-damiao-em-barra-de-sao-miguel.html?showComment
 Sobre uma D-10 azul vemos a segurar o "ostensório", Frei Damião de Bozzano, Padre Paulo Roberto e Adailton de Sumé, sacristão daquela localidade que acompanhou por muitos anos a vinda de Padre Paulo à Barra de São Miguel. Diversos fiéis seguem o trajeto de uma procissão que no instante da foto está a "descer" a Rua Tenente Pedrosa.

Batizado com o nome de Pio Gionnotti, "Frei Damião" nasceu em Bozzano, município de Massarosa, Província de Lucca, na Itália, em 05 de novembro de 1898. Foi o segundo dos cinco filhos do casal Félix e Maria Giannotti, camponeses italianos de formação cristã católica.

Com 13 anos ingressou no Seráfico de Camigliano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Aos 17 anos recebeu os votos religiosos, passando a ser chamado de Frei Damião de Bozzano.

Veio para o Brasil em 1931, sendo eleito Assistente (Conselheiro) da então Custódia Geral dos Capuchinhos de Pernambuco. Esteve a frente das Santas Missões durante 66 anos, até 1997, ano de seu falecimento, em Recife -PE.

Nesta segunda imagem temos Frei Damião saindo da Igreja de São Miguel Arcanjo, acompanhado de fiéis, entre eles a Sra. Adelma Canejo e Adailton de Sumé.

Frei Damião de Bozzano fez diversas missões em Barra de São Miguel, inclusive, o Cruzeiro da Serra teria sido erguido em sua primeira vinda a esta localidade, no ano de 1947, segundo José Raimundo (Zé de David). Em breve trataremos mais deste ponto religioso de Barra. Analisemos mais uma imagem da missão nos anos 80:

Aqui, jovens de Barra de São Miguel acompanham Frei Damião em direção à casa paroquial. 

De início identificamos, Ailza e Adelma Canejo, Soraia, filha do Sr. Araújo, Vinicius Pinto, Mônica de "Livaldo", Adailton de Sumé. Identifica mais pessoas na fotografia? Será um prazer atualizar as informações.

Infelizmente nenhuma das fotografias postadas tem a data em seu verso, todavia, conjecturamos se tratar de uma missão em meados dos anos 1980, haja vista a qualidade das imagens, além das informações e memórias dos moradores locais acerca das missões de Frei Damião nesta localidade.

Para concluir, uma preciosidade de imagem na "intimidade" de Frei Damião a fazer uma de suas refeições em Barra de São Miguel. Conjecturamos ser uma imagem feita na "antiga" casa paroquial.


 Nesta imagem, acompanha Frei Damião à mesa o pároco local, Padre Paulo. Em pé, da esquerda para a direita, temos a Sra. Maria de "Tereza", Adelma Canejo, Vinicius Pinto e a Sra. Glorinha Pinto.

Vale destacar que a beatificação e canonização de Frei Damião de Bozzano foi aberta em 31 de janeiro de 2003. Está previsto para fevereiro de 2018 o resultado por parte do Vaticano deste processo, que poderá confirmar que nas terras barrenses ja tivemos a peregrinação "oficial" de "um santo".

João Paulo França, 26 de maio de 2016.


Fonte:

Acervo particular e informações do casal Áurea Vieira dos Santos Silva e Sr. Antônio Canejo da Silva
Informações do Sr. José Raimundo Ferreira.
http://www.freidamiaodebozzano.org/biografia/
http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2016/05/canonizacao-de-frei-damiao-sera-divulgada-pelo-vaticano-em-2018.html
https://tataguassu.blogspot.com.br/2014/07/frei-damiao-em-barra-de-sao-miguel.html?showComment