Barragem "Riacho do Bichinho" nos anos 50 do século XX

Encravada no cariri paraibano, Barra de São Miguel desde longas datas luta contra os efeitos da seca. Em breve trataremos da primeira barragem do Município, o "Açude Novo". Por hora, nos posicionemos sobre a parede da Barragem "Riacho do Bichinho" e olhemos para a direção sul:

Agradecemos as imagens desta postagem e outras que em breve publicaremos ao Sr. João Antônio Miranda Cabral (Joca) e família Cabral. 

Infelizmente não há registro da data precisa da imagem, todavia, nos é legada a informação que foi feita pelo Sr. José Irineu Cabral, o "Tio Zeca Cabral", que ao vir de Recife para Barra de São Miguel trazia o equipamento de fotografar. Ao lado, são conhecidos de início o Sr. João Cabral, o primeiro à direita (Irmão de "Zeca Cabral" e pai de "Joca Cabral") e a "criança" de costas trata-se de Iramar Cabral (sobrinho do Srs. João e Zeca Cabral). Esta imagem seguramente foi realizada ao longo dos anos 50 do século XX, em virtude da idade aproximada da "criança da foto", que nasceu em 1942 e, claramente percebe-se ter uma idade próxima aos 10 anos, o que levaria a imagem para algum tempo entre 1950 e 1955*.

Sobre a Barragem " Riacho do Bichinho" encontramos no Diário de Pernambuco de 01 de março de 1951 a seguinte matéria do Sr. Valfredo de Lisboa:

Há várias informações nesta reportagem acerca do 21 de janeiro de 1951, data da inauguração oficial do Açude, que o vemos com uma de suas primeiras "tomadas d'água" na imagem primeira. 
Destaque-se a capacidade de 2.583.000 m³ de capacidade da barragem, que custou aos "cofres da nação" Cr$ 600.000,00, oriundos do DNOCS e do Governo do Estado.

O Prefeito do Município de Cabaceiras, a qual a Vila de Barra de São Miguel ainda pertencia era o Sr. Abílio Pedrosa. Percebe-se que foi um dia de grande movimentação na pequena vila com "carros oficiais e não oficiais". Houve missa festiva celebrada pelo Cônego Bandeira Pequeno e a inauguração começou as 17:00 horas.

A reportagem nos mostra que pessoas oriundas de João Pessoa, Campina Grande, Cabaceiras, Santa Cruz, Taquaritinga e Vertentes vieram a Vila, o que pode nos dar pistas das redes de sociabilidades dos moradores locais. Observemos a vila ao fundo da próxima imagem:

Esta fotografia, feita no mesmo dia da anterior, trás mais uma vez os mesmos personagens conhecidos, ou seja, o Sr. João e Iremar Cabral. Destaque-se no canto superior, por cima da "parede" do açude, uma imagem da pequena Vila da Barra naqueles idos de 1950.
Voltando ao dia da inauguração, não podemos deixar passar despercebida a notícia de que "a noite, as festas populares e um excelente baile coroaram as solenidades".

Tem imagens da inauguração? Será um prazer compartilhar neste espaço.

João Paulo França, 10 de maio de 2016.

FONTE:

Diário de Pernambuco, de 01 de março de 1951.
Acervo e informações familiares de João Antônio Miranda Cabral.

*Atualizado às 13:47 do dia 11/05/2016.