A Filarmônica de Barra de São Miguel é Centenária! (Parte 2)

Continuando o post "A filarmônica de Barra de São Miguel é centenária (Parte 1)" seguimos mais algumas pistas do início do século XX que nos deixam confortáveis em conjecturar que os sons harmoniosos de uma banda de música própria de Barra de São Miguel já ecoam há mais de cem anos pelas ruas desta cidade.

Hoje, recorremos mais uma vez ao casamento do Sr. Eduardo Ferreira e a Sra. Maria Melquíades Pedrosa, filha do Sr. Pedro Ferreira Pedrosa, que pode ser acessado aqui.

Observe o destaque na imagem:


Esta é uma preciosidade do fotógrafo Tertuliano Silva. Trata-se de publicação do Jornal Carioca “O Malho” na edição nº 374 de 13 de novembro de 1909. Na legenda, os redatores não deixam dúvidas que: "Uma afinada charanga, uniformizada de branco, abrilhantou o acto solemne". 

Os chapéus e formas de instrumentos são claramente da banda de Barra de São Miguel, fotografada no post 1 desta série: Observemos mais uma vez a imagem que o jornal "O Malho" publicou no mesmo ano de 1909, em 25 de dezembro:


Vem de longa data a paixão do cidadão barrense pela música instrumental. Aliando tal gosto com as condições econômicas locais nos primeiros anos do Século XX e a proliferação de Bandas filarmônicas na Região, podemos afirmar que a Banda de Barra de São Miguel foi fundada há mais de cem anos.

Eis mais algumas constatações: 

1 – No ano de 1903 a Filarmônica Dom Luiz de Brito, de Taquaritinga do Norte vem a convite da comissão de organização da Festa de São Miguel abrilhantar o evento, o que certamente pode ter despertado nos homens de posses locais o “desejo” de aqui também formar uma banda. Inclusive o próprio cidadão João Jorge Pereira Tejo fora o encarregado da festa naquele ano. Reportagem aqui.

2 - A Banda Dom Luiz de Brito, de Taquaritinga do Norte foi fundada em 1875, sob o comando do Padre Renovato Pereira Tejo, tio de João Jorge Pereira Tejo.

3 - O Sr. João Jorge Pereira Tejo é descrito na obra "Ramificações genealógicas do Cariri Paraibano" como um bacharel, músico e que também teria fundado a Filarmônica da cidade de Cabaceiras - PB, município ao qual pertencia a Vila da Barra de São Miguel.

4 - A família Tejo, que em Barra de São Miguel teve em Manoel Melquíades Pereira Tejo (Irmão do Pe. Renovato Pereira Tejo e pai de J.J. Pereira Tejo) o nome mais conhecido, foi bastante poderosa na região compreendida entre o Município de Cabaceiras-PB, incluindo a Barra, até o Município de Taquaritinga do Norte-PE, fundando nestas duas cidades suas bandas de música, o que nos leva a afirmar que também estariam envolvidos na formação da banda da Vila da Barra de São Miguel.

5 - A cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, vizinha da Barra de São Miguel, se orgulha de sua Filarmônica, a Banda “Novo Século”, ter sido fundada em 04 de outubro 1900 com o apoio fundamental de um barrense: o "Capitão Pedrosa", que na Barra é conhecido como "Tenente Pedrosa", levando inclusive estes nomes diferentes em ruas nas duas cidades. Na realidade, trata-se do Sr. Pedro Ferreira Pedrosa, descrito como o pai da noiva na foto do casamento que abre este post, em 1909. Convenhamos, se o mesmo auxiliou a fundar uma Filarmônica na cidade vizinha, por que não o faria em Barra de São Miguel, onde era possuidor de inúmeras propriedades rurais?

6 – O que explicaria o hiato entre esta florescência cultural do início do Século XX até os anos 1960, quando se organizam mais uma vez os homens de posse locais para formar uma nova filarmônica São Miguel? Bem, esta e outras questões podem ser observadas pela ótica do declínio econômico local e das famílias que custeavam a banda, bem como o próprio êxodo dos músicos e até mesmo o falecimento dos pioneiros, tanto patrocinadores, quanto artistas. 

Muito ainda temos para conhecer deste tempo.

Os fatos mencionados não deixam dúvidas que houve sim uma filarmônica em Barra de São Miguel, que precisamente em 1909 já estava formada, com todos os requisitos básicos, como podemos observar nas imagens: Músicos, instrumentos, fardamento, estandarte e pelo menos uma apresentação conhecida, ou seja, no casamento da filha do Tenente Pedrosa.

Em breve publicaremos a continuação deste post com informações dos moradores barrenses acerca dos músicos desta banda pioneira.

Possuí alguma imagem deste período? Compartilhe conosco...

João Paulo França, 17 de maio de 2016.




FONTE:

Jornal O Malho”, de 13 de novembro de 1909 e 25 de dezembro de 1909.
 
MEDEIROS, Tarcizio Dinoá e Martinho Dinoá. Ramificações genealógicas do Cariri Paraibano. Brasília: CEGRAF, 1989. p. 148.

SILVA, Alencar Lopes da Silva. Sociedade Musical Novo Século - 110 anos de História contados em ATAS e RELATOS. Santa Cruz do Capibaribe - PE: s/e, 2010, p. 07. 

Site: https://gremiomusicaldomluizdebrito.wordpress.com/about/