1922 - Padre Ignácio Cavalcanti (Série "Pela Região")

A nossa série "Pela Região" nos apresenta hoje uma passagem pela cidade de Taperoá-PB. Todavia, o que nos interessa nesta imagem? Veremos logo mais, por hora, observemos o recorte da Revista Era Nova do ano de 1922:

Revista Era Nova - 22 de outubro de 1921


 Na legenda é possível ler:

S. esc. ver. o arcebispo d. Adauto, ladeado de frei Eustachio e padre Ignacio Cavalcanti, vendo-se de pé, da esquerda para a direita, clérigo Severino Miranda, padre Octacilio (Pimenta?), conego Vicente (?), conego José Bethanio e seminarista Antonio Miranda. Todos da archidiocese da Parahyba, por ocasião da visita pastoral aquela localidade em 27 de agosto do corrente anno.

Padre Ignácio
 Esta passagem da Revista Era Nova de 1921 nos mostra uma fotografia pousada do arcebispo D. Adauto em uma visita pastoral na cidade de Taperoá-PB. Dentre aqueles que o rodeiam, destacamos o Padre Ignácio Cavalcanti (recorte ao lado).
Antes da criação da Paróquia de São Pedro de Caraúbas, em 1923, a capela de São Miguel era ligada a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Cabaceiras, de onde vinham os padres para celebrar em Barra de São Miguel. Dentre estes sacerdotes, destacou-se na memória do povo o Padre Ignácio Cavalcanti, ou simplesmente "Padre Ignácio", que era o Vigário de Cabaceiras e de lá saia à cavalo para celebrar em todo o Município, inclusive, nas capelas dos atuais limites de Barra de São Miguel.

Por fim, segundo nossas pesquisas, o Padre Ignácio Cavalcanti nasceu em 04 de junho de 1874 e faleceu em 16 de dezembro de 1955.

João Paulo França, 30 de setembro de 2017.

Fonte:

Revista Era Nova. Edição de 15 de novembro de 1921 e do ano de 1922. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/jornaisefolhetins/acervo.htm. Acesso em 10 de março de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.