Desfile cívico na década de 1960 em Barra de São Miguel - PB (Parte 2)

Nesta data nosso site prossegue apresentando imagens emblemáticas de um dos desfiles cívicos de Barra de São Miguel, na década de 1960, provavelmente em 1964 ou 1965. Lembramos que trata-se de um importante acervo que nos foi gentilmente cedido pela sra. Maria de Mário, professora e diretora aposentada da escola Melquíades Tejo. 
Vejamos um pouco do passado, não só da educação, mas também de cenários urbanos de Barra de São Miguel da referida década de 1960:

Fotografia 1 - Acervo da Sra. Maria de Mário
Ao observarmos as imagens deste matéria devemos ter em mente que Barra de São Miguel na década de 1960 era uma cidade recém emancipada politicamente (1961) e ainda possuía uma zona urbana bem diferente da que estamos acostumados a caminhar no tempo presente. Nesta fotografia 1 vemos o ordenado pelotão de estudantes em uma "rua" onde a grande cerca de aveloz era a paisagem principal.
A seguir, observemos mais uma imagem:

Fotografia 2 - Acervo da Sra. Maria de Mário
Este cenário da fotografia 2 é bem conhecido dos barrenses, inclusive tais residências mantiveram até poucos anos tal formato. Nos dias atuais, esta é a Rua Tenente Pedrosa, do lado direito de quem observa a igreja Matriz de São Miguel Arcanjo. Nesta imagem, além de um dos caminhões existentes na cidade, vemos o pelotão de meninas a participar do desfile cívico.

Fotografia 3 - Acervo da Sra. Maria de Mário
Como já explicamos na parte 1 desta série, o mestre da filarmônica São Miguel, Braz Ferreira Campos, auxiliou a equipe escolar na organização do desfile cívico. Nesta fotografia 3 o mesmo pousa para câmera ao lado de diversos estudantes. Infelizmente, não conseguimos definir o cenário da imagem.
Fotografia 4 - Acervo da Sra. Maria de Mário
Nesta fotografia 4 vemos mais uma vez as estudantes em pouse ao lado do "mestre Braz". Segundo nossa entrevistada, tal cenário urbano poderia ser na região por trás da escola Melquíades Tejo.
A seguir, vejamos mais imagens deste desfile cívico:

Fotografia 6
Fotografia 5
A criatividade e disposição de fazer um belo espetáculo cívico era o desejo, segundo a Sra. Maria de Mário, de toda a equipe escolar. Neste sentido, cartazes, adereços e coreografias básicas foram ensaiados e apresentados para a comunidade. Nas fotografias 5 e 6 vemos as alunas a apresentar um pouco deste trabalho.

Fotografia 7 - Acervo da Sra. Maria de Mário
Por fim, vemos mais uma fotografia com destaque para estudantes que estavam a participar deste momento da educação de Barra de São Miguel nos anos 1960.

Para ver mais imagens e um pouco da história escolar da Sra. Maria de Mário, professora e gestora aposentada que nos cedeu este acervo e informações, acesse no link abaixo a parte 1 desta série.


João Paulo França, 06 de setembro de 2017.

Fonte:

Acervo e entrevista com a Sra. Maria José Corrêa de Araújo (Maria de Mário), concedida em 11 de julho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.