Andor de Santa Terezinha em Festa de São Miguel, nos anos 60 do século XX?

Um belo andor de Santa Terezinha empunhado por mulheres nos chama ao passado. Agradecendo a Sra. Tereza Maria da Silva (Tereza de Zé Lino) e sua filha Maria, que nos cederam estas imagens que nos mostra um pouco dos moradores da Barra de São Miguel dos anos 60 do século XX. 

Trata-se de arquivo particular e as informações que temos foram apresentadas pela própria Senhora Teresa que já conta com a idade de 92 anos. A mesma nos concedeu entrevista no último dia 08 de maio de 2016.

Vejamos esta bela imagem:

 
Um fato que nos chama a atenção é o andor estar sendo carregado por mulheres, o que não é tão comum na cidade. Segundo a memória da Sra. Teresa, confirmada por sua filha Maria, as pessoas que aparecem na foto são as seguintes, da esquerda para a direita:

A primeira, de cabelos ondulados, a Sra. Zuleuza Pedrosa; A segunda, de braços cruzados e cabelos curtos, a Sra.  Sônia, filha de José Pedrosa; a terceira, que só aparece parte do rosto, a senhora Tereza Mulato; a quarta, com véu branco, a Sra. Terezinha de "Deda"; as próximas, de óculos escuro, segurando o andor pelo lado esquerdo, a Sra. Lourdinha, e pelo lado direito a Sra. Maria, ambas filhas do Sr. Abílio Pedrosa.
O homem vizinho a direita da Sra. Mariquinha seria o Sr. Nassú. Os últimos conhecidos são o Sr. Nô Pinto, de paletó e corpo completo na imagem e o Sr. Manoel Agostinho, que aparece apenas parte do rosto por sobre o ombro esquerdo do Sr. Nô Pinto.

Segundo a Sra. Teresa Maria da Silva, trata-se de uma "Festa de São Miguel" e a imagem teria sido feita na "rua Nova", hoje, rua Francisco Pinto. A mesma não soube nos explicar o porque de haver um andor em homenagem a Santa Terezinha nesta procissão. Todavia, este não é um problema insanável de compreendermos, afinal, podemos conjecturar que esta imagem poderia estar sendo doada a igreja neste momento ou, poderia ser uma devoção particular ou, poderia ser uma promessa a ser "paga" neste ano, haja vista serem "irmãs a carregar o andor"... por hora não temos respostas.

A seguir, mais uma imagem, que seria do mesmo dia da anterior, e que nos serviu de base para afirmarmos se tratar de um evento dos anos 60 do século XX.


A Sra. Teresa reconhece com exatidão seu esposo na imagem, o Sr. Zé Lino, que segura pela mão um de seus filhos, no caso o Antônio Heleno, que nos confirma a informação e acrescenta ter nascido no ano de 1959. Pelo seu tamanho na imagem percebemos claramente se tratar de uma criança de menos de 10 anos de idade. Infelizmente não há uma datação exata na imagem, mas podemos fazer a conjectura de tratar-se de um evento entre 1963 e 1969*.

Quanto aos personagens a Sra. Teresa e sua filha reconhecem o padre Paulo Roberto, claramente jovem nesta foto. São conhecidas também:
A Sra. que segura uma criança no colo, como sendo a Sra. Zefinha de "Jonas" e sua vizinha a direita, a Sra. Rita de "Sevi". O Sr. de braços cruzados inteiro na imagem trata-se de Manoel "Grosso". Atrás, vemos parte do rosto do sacristão da igreja, o Sr. Antônio Bernardo. Há dúvidas se o Sr. de paletó com os braços para trás seria Silva "Máximo".

Tem alguma imagem que gostaria de compartilhar conosco? Será um prazer apresentar um pouco de sua história junto a história de Barra de São Miguel.

João Paulo França, 14 de maio de 2016.

FONTE:

Acervo particular e informações da Sra. Tereza Maria da Silva, sua filha Maria e seu filho Antônio Heleno.

* Segundo a Sra. Josy Santos, filha da Sra. Zefinha de "Jonas", a criança que é segura no colo seria a mesma, sendo que ela é do ano de 1964, o que nos deixa muito próximos de afirmar ser uma fotografia feita naquele ano. (Atualizado em 18/05/2016, às 17:38)