2011 - Criação da Paróquia de São Miguel Arcanjo de Barra de São Miguel!

Neste ano de 2021, a comunidade católica da cidade de Barra de São Miguel comemora 10 anos de criação da Paróquia de São Miguel Arcanjo, desmembrada da Paróquia de São Pedro de Caraúbas, no ano de 2011. Vejamos o registro de primeira página do jornal O Arauto, informativo da Diocese de Nossa Senhora da Conceição de Campina Grande:

Página de abertura do Jornal O Arauto, de novembro de 2011

Barra de São Miguel já traz desde suas origens um forte sentimento religioso. Tem São Miguel por padroeiro, com a festa realizando-se no mês de setembro. Ressalte-se que a história desta festa, junto com a capela confunde-se, inclusive, com a própria história da cidade. Desta forma, de maneira bastante oportuna, na Festa de São Miguel do ano de 2011, a capela local foi erigida à condição de Matriz da nova Paróquia de São Miguel. A descrição que o já citado O Arauto nos mostra é a seguinte:

Página 5 do Jornal O Arauto, de novembro de 2011

Vejamos a transcrição:

            DIOCESE DE CG FESTEJA CRIAÇÃO DA PARÓQUIA DE SÃO MIGUEL

            A diocese de Campina Grande festejou, na tarde do dia 2 de outubro, a criação de sua mais nova paróquia. A Comunidade de São Miguel, que antes pertencia à Paróquia de São Pedro, em Caraúbas, Zonal Cariri, foi elevada à Paróquia e passa a pertencer ao Zonal Agreste. Padre Bruno Costa de Medeiros, ordenado no último mês de agosto, foi nomeado como primeiro administrador Paroquial. 

            A solene celebração presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jaime Vieira Rocha, encerrou a festa do Padroeiro São Miguel, que teve início no dia 23. Concelebrando, estavam vários padres da diocese: o Pe. José Sousa, da Paróquia de São Pedro; Pe. Bruno Costa, que assumia a nova Paróquia; Pe. Aldevan, da Paróquia do Rosário; Pe. Adeildo, Sagrada Família; Pe. Rogério, coordenador do Zonal do cariri e pároco de N. Sra. Da Conceição em Serra Branca; Pe. Haroldo, da paróquia de N. Sra. Da Conceição em Sumé; Pe. Carlinhos, de N. Sra. das Dores em Monteiro; Pe. Claudeci, da Paróquia de N. Sra. dos Milagres, em São João do Cariri e Pe. Errisson, da diocese de Caruaru, representando a Congregação Redentorista, que já teve passagem pela comunidade de São Miguel.

            Durante sua homilia, Dom Jaime saudou a todos e agradeceu a presença dos Padres, enfatizando a comunhão presbiteral e senso de corresponsabilidade entre o clero. Ao povo de Barra de São Miguel, Dom Jaime falou sobre a importância da criação da Paróquia local: “há tempos que o povo de Barra pede, solicita a criação desta paróquia, e é importante perceber que isto se constitui para nós e todo o povo, uma responsabilidade a mais, pois a paróquia é uma instituição séria, secular e muito importante”.

            Ao Pe. Bruno, que assumiu a nova Paróquia, Dom Jaime desejou que ele “tenha a graça e a alegria de servir incansavelmente a essa parcela do povo de Deus que a Igreja lhe confiou”. Ao mesmo tempo, pediu ao povo da cidade que ajudasse o padre a ser sinal de comunhão e serviço.

            Paroquianos de Nossa Senhora de Fátima e da Sagrada Família, paróquias de Campina Grande, fizeram uma bela homenagem ao Pe. Bruno. A primeira foi a Paróquia que acolheu o padre durante seu estágio pastoral no diaconato e a Sagrada Família é sua Paróquia de origem.

Este é um dos relatos que temos sobre esse importante evento para a comunidade Católica de Barra de São Miguel, que na Festa de seu padroeiro deste ano de 2021 completa o jubileu de 10 anos.

João Paulo França, 25 de setembro de 2021

Fonte:

Jornal O Arauto, novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.