Livro "Cada escolha, uma renúncia: uma jornada do Cariri da Paraíba a Santiago de Compostela - Espanha"

    Você tem coragem de deixar sua rotina e embarcar em uma jornada de mais de 800 km de caminhada em outro país, com poucos recursos financeiros?

    Enquanto o(a) prezado(a) leitor(a) vai refletindo sobre a resposta, lhe informo que já está disponível o livro “Cada escolha, uma renúncia: uma jornada do Cariri da Paraíba a Santiago de Compostela – Espanha”, do autor peregrino, Isac Damasceno, natural de Recife, Pernambuco, que há alguns anos reside em Barra de São Miguel, terra que já faz parte de sua vida, desde as visitas empreendidas na juventude.

    A seguir, a capa da obra:


Conhecendo partes dessa história, estimulei o caminhante a colocar no papel suas inúmeras experiências e assim, nasceu a obra escrita, cuja apresentação tive o privilégio de escrever e a seguir a replico, como forma de estimular a leitura por completa do livro.

“Cada passo, uma história!

 

A cidade de Barra de São Miguel, no cariri da Paraíba, tem suas histórias e filhos locais que se destacam nas diferentes artes e profissões. Lembro o escritor Luiz Gonzaga Castelliano, a Miss Paraíba, Margarida Vasconcelos, o atleta de futebol, José Robson do Nascimento, o Robgol e o cineasta André da Costa Pinto. Eis uma lista que não para de crescer.

Todavia, uma outra característica marcante deste rincão paraibano é a sua gente afetuosa e acolhedora, que de tempos em tempos recebe em suas ruas, residências e locais de encontros, a inusitada presença de pessoas de outras localidades e regiões. É neste contexto, que há alguns anos recebemos o cativante Isac Alexandre Damasceno. Óbvio que, em cidade pequena, um nome tão forte e comprido, vira logo motivo de comentários e um novo ‘batizado’ é feito, nascendo assim o “Rasga” ou “Triguinologia Reversa”... De conversa fácil e jeito carismático, logo comenta-se que este não é um morador comum. É alguém que fez uma caminhada enorme em uma peregrinação na Europa, praticamente sem recursos.

O período eleitoral, que afasta, também aproxima pessoas e neste contexto tive a oportunidade de dialogar com “Rasga” e conhecer um pouco melhor suas aspirações e, principalmente, filosofia e história de vida, que assim como outras belas trajetórias, não se conta em uma obra apenas.

Das histórias soltas e descontinuadas ao incentivo pela escrita, eis que, enfim, Isac Damasceno nos brinda com sua potente narrativa com detalhes da peregrinação que ele fez pelo Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Para quem ainda não perdeu a esperança na humanidade, ou mesmo não se deixou levar pelas individualidades do tempo presente, a história aqui contada nos mostra a força da fé no ser humano, com suas falhas, incompletudes, ou mesmo mesquinharias, que não passaram despercebidas pela escrita do autor peregrino.

As histórias e situações descritas nas páginas seguintes são envolventes e emocionantes. Se o autor não as viveu, é um grande escritor romancista, porém, se as viveu, é além de um ótimo narrador, um vencedor. Obviamente, creio na segunda hipótese e, assim como Isac fez, o convido a fazer esta leitura de coração aberto e reflexivo. Terminada a instigante leitura, observe na segunda parte da obra imagens de locais e personagens reais por onde caminhou o peregrino escritor.

Por fim, destaco que a ‘cada passo, uma história’ e, nas palavras de Isac Damasceno, ‘cada escolha, uma renúncia’. Quais serão as suas, após a leitura desta obra?” (João Paulo França, professor e historiador)”

Isac Damasceno, o autor, em Finisterra-Espanha

O livro, cujo lançamento oficial ainda será feito, contém 91 páginas e pode ser adquirido junto do autor, ao preço de R$ 30,00. Para maiores informações, seguem seus contatos:

Telefone e WhatsApp: (83) 986354517.

E-mail: isacdamasceno@gmail.com

Instagram: @isac_alexandre_damasceno

Independente de sua resposta ao questionamento inicial, vale a pena a leitura deste livro, afinal, esta é uma escolha que pode contribuir para redefinir sua forma de enxergar a vida.

João Paulo França, 17 de junho de 2022

Atualização em 18 de julho de 2022:

O livro foi lançado no CEMEC - Centro Municipal de Educação e Cultura -  de Barra de São Miguel, Paraíba, no dia 15 de julho de 2022. Segue o convite:

Convite para lançamento

A seguir, algumas imagens da preparação do evento:




Imagens do evento:



Barra de São Miguel, 18 de julho de 2022.

4 comentários:

  1. "Cada escolha, uma renuncia" trás um cenário envolvente, cujo o contexto nós leva a uma viagem imaginária, como se estivéssemos presente naqueles momentos. O autor demonstra perseverança no propósito que o impulsionou a começar. Sinta o prazer de se emocionar, embarque nessa deliciosa aventura " leia o livro".

    ResponderExcluir
  2. Penso que seria fantástico esse livro na linguagem infantil. Paradidático para ensino fundamental

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, eu sou Vanderli lima de Taperoá PB, tive o privilégio de receber o Isac aqui em minha umilde residência, não tenho dúvidas que esse guerreiro é iluminada pelo Criador, tem algumas coisas que fazemos que nem nos entendemos porquê, mas papai do Céu é conhecedor, um forte abraço meu irmão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu nobre! Fiquei feliz por adquerir mais um grande amigo

      Excluir

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.