O time "Ouro Preto": do Sítio Logradouro para toda a Barra de São Miguel - PB (Parte 1)

Certamente os amigos leitores já ouviram falar e viram esquadrões tradicionais de times de futebol amador desfilar pelos campos de terra batida de Barra de São Miguel - PB. Todavia, neste post vamos encontrar um time que marcou época em nosso Município: o time do "Ouro Preto", do Sítio Logradouro, região localizada à nascente da sede da cidade.

Vejamos, a seguir uma bela imagem desta equipe:

Imagem 1 - Time do "Ouro Preto" - Acervo do Sr. Fernando de "Paca"
Em pé, da esquerda para a direita: Pedro "Paca", Fernando "Paca", Manoel de "Francelino", Zé de Silva (Goleiro), Deda Doutor, Miro de "Simplício". 
Agachados, da esquerda para a direita: Osvaldo de "Euclides", (Desconhecido), Fernando de "Biu Toco", Mista (Zezé de Antônia Pereira) e Assis de Zé Paca.

Pelos sobrenomes, percebe-se que o time era uma verdadeira família. Segundo o Sr. Fernando "Paca", nascido em 1950, o mesmo recorda que nesta fotografia ainda era solteiro e teria entre 23 e 24 anos de idade, ou seja, seria uma fotografia da década de 1970, por volta de 1973 ou 1974. O mesmo recorda que começou a jogar na equipe quando tinha por volta de 15 anos de idade e o time já existia, ou seja, antes de 1965.

Nascido em 1958, o Sr. Zé de "Paca" nos informa que por volta dos 16 anos de idade (aproximadamente em 1974) participou de tardes festivas de futebol. Esta equipe, do Logradouro, chegou a formar grande número de jogadores, inclusive, em determinadas épocas tinha 1º e 2º quadro, além de um campo de futebol lá no sítio, que recebia times de diferentes localidades, além de saírem para enfrentar outras equipes nos campos das mesmas.

O Sr. Zé de "Paca" lembra que chegou a enfrentar equipes da cidade de Barra de São Miguel, como o "time de Heleno de Pretinha", além de jogos no Sítio Macaco, Sítio Teú, Sítio Travessão, Distrito do Pará. O Sr. Fernando de "Paca" acrescenta jogos no Riacho Fundo, Pata, Serra dos Bois, Bandeira e Jerimum. 

Para o Sr. Fernando Paca, um jogo que marcou foi no Sítio Travessão, próximo ao Pará, nas terras de "Deda Colírio", onde a equipe, mesmo desfalcada, empatou o jogo em 3x3, com dois gols de cabeça de Manoel de Francelino, a partir de escanteios. O mesmo era muito bom em "fazer gols de cabeça".
Sobre a formação geral da equipe em diversos jogos, lembra que "Zé de Silva" era o goleiro. Já "Deda" e "Miro" era os dois de trás (zagueiros). O atacante era "Zezé", que "jogava direitinho" e era bem "jeitoso" com a bola.

Para o Sr. Fernando de "Paca", a ideia do nome "Ouro Preto" foi do principal incentivador inicial da equipe, o Sr "Zé de Silva Máximo", que vivia da Barra para São Paulo e trouxe uniforme e bola para a formação do time.

Segundo o Sr. Zé de "Paca", o "enfrentante" da equipe por aqui era o Sr. Manoel de Francelino. A bola e o uniforme "vermelho e branco" foi trazido por Sr. "Zé de Silva Máximo", que reside ultimamente na cidade de Toritama-PE.

O Sr. Zé de "Paca" lembra que nos domingos que havia jogo no "Logradouro" era dia de festa e iam pessoas de diferentes localidades, desde o Sítio Macaco até a região das Pedras Altas. Era uma grande confraternização e alegria com tanta gente da região, inclusive de Barra de São Miguel, dos plantios do açude, que desciam para o para o Sítio Logradouro.
Para concluir, passamos ao nome de alguns atletas lembrados pelo Sr. Zé de Paca: Assis de Zé Paca, Fernando Paca, Manoel de Francelino, João Francelino, Antônio Francelino, Osvaldo, Pedrosa de João Dudu. Miro de Simplício, Mané de Zé de Paca. Zé de Silva, Roberto de José Francelino e o próprio Zé de Paca, que foi Goleiro do time.

Imagem 2 - Os irmãos "Fernando e Zé de Paca"
De certo modo, após a geração inicial, outros jovens continuaram a levar o futebol no Sítio Logradouro à frente. Como exemplos, são lembrados Tonca, Manoel de Francelino, Paulo, dentre outros que jogaram no Sítio até a década de 1980.

Nossos agradecimentos aos Srs. José Francisco da Silva e Fernando Antônio da Silva, por nos proporcionar esta alegria de conhecer mais um pouco do passado das alegrias do futebol amador do Município de Barra de São Miguel - PB.

João Paulo França, 17 de julho de 2016


Fonte:

Acervo e informações do Sr. Fernando Antônio da Silva, em entrevista em 13 de julho de 2016
Informações do Sr. José Francisco da Silva, em entrevistas dias 25 de junho e 13 de julho de 2016