Século XIX - Vamos à "Barra de São Miguel" ou "Barra de Ignácio Tavares"?

Hoje, voltamos aos jornais e fontes de época no século XIX para tentarmos compreender como a localidade, atualmente nomeada por Barra de São Miguel, era conhecida no período.

Percebemos pelas fontes pesquisadas que duas nomenclaturas eram utilizadas, ou seja, as pessoas se referiam tanto a "Barra de São Miguel", quanto a "Barra de Ignácio Tavares". Vejamos um exemplo do uso dos dois nomes, encontrado em um jornal pernambucano:


Imagem 1 - Diário de Pernambuco de 29 de outubro de 1880
Neste trecho de uma longa reportagem do Diário de Pernambuco de 29 de outubro de 1880, que trata da "Estrada de ferro do Limoeiro", percebe-se na parte destacada, que as denominações para o lugar da, hoje cidade de Barra de São Miguel, era feito a partir de duas designações. Vejamos:

"É bom de notar que oito leguas acima do Limoeiro, encontra-se com a estrada que passa nesta villa, a que vem de Vertentes, de Taquaretinga; essa estrada entra também na provincia da Parahyba, pelo lugar denominado Barra de Ignácio Tavares, a que outros chamam Barra de S. Miguel, e indo a S. Thomé, importante povoação da Parahyba."

Como destacamos na transcrição, o autor cita o "lugar denominado Barra de Ignácio Tavares, a que outros chamam Barra de São Miguel", como sendo sinônimos da mesma povoação da província da Parahyba, naqueles idos de 1880, o que de certo modo nos apresenta pistas que as duas denominações eram utilizadas sem distinção clara ainda neste período.

A seguir, apresentamos uma parte da lei de criação do Município de Cabaceiras - PB, primeiro documento até o presente momento de nossa pesquisa que cita a "Barra de Ignácio Tavares" textualmente. Vejamos:

Imagem 2 - Correio Official do Império - 27 de outubro de 1835
Até 14 de dezembro de 1961 o lugar da Barra de São Miguel pertenceu ao Município de Cabaceiras - PB. Esta relação vem de longa data, no mínimo 1835, quando da criação da "Villa Federal de Cabaceiras". Note-se na descrição dos limites que o lugar denominado como Barra de Ignácio Tavares é citado textualmente na lei que aprovou a criação do Termo de Cabaceiras.

Se inicialmente, o lugar Barra de Ignácio Tavares foi citado na Lei de criação da Villa Federal de Cabaceiras, esta nomenclatura foi perdendo espaço para outro nome, pois na Lei de criação do Distrito, o nome apresentado é outro. Vejamos:

"Distrito criado com a denominação de Barra de São Miguel, pela lei municipal nº 2, de 06-05-1866, subordinado ao município de Cabaceiras". (IBGE)

Mesmo que o nome que prevalecera na criação do Distrito em 1866 tenha por menção a "Barra de São Miguel", percebe-se pela imprensa da época que a antiga denominação de Barra de Ignácio Tavares também tinha lugar. 

Na reportagem intitulada 1862 - Cólera em Barra de São Miguel - PB. (Acesse Aqui) percebemos que a imprensa nacional ao se referir a epidemia de Cólera que assolou a região, hora se referia a Barra de São Miguel (Jornal "A Regeneração"), ora se referia a Barra de Ignácio Tavares (Jornal "Diário de Pernambuco"), o que mais uma vez nos mostra que ambos os nomes eram utilizados.

A denominação da "Barra de Ignácio Tavares" era usada principalmente a partir da capital pernambucana. Observemos o anúncio a seguir, de 1872:


Imagem 3 - Diário de Pernambuco de 06 de julho de 1872
Manoel Joaquim Dias, localizado a "rua da Imperatriz n. 78, loja", disponibiliza seus serviços de cobrança de dívidas. Textualmente, lemos: 
- O abaixo assignado tendo de ir ao centro da provincia cobrar suas dividas nos lugares seguintes: Limoeiro, Vertentes, Barra de Ignacio Tavares, S. Thomé, S. José de Pajeú, Lagôa do Monteiro, Afogados da Ingazeira, Bom Conselho, S. José do Piancó, Baixa-Verde e Serra do Teixeira, offerece-se a alguns commerciantes que tiverem dividas para os mencionados lugares e que sejam cobraveis, e as queiram mandar receber, mediante uma modica porcentagem (...)

Além de também ser conhecida por Barra de Ignácio Tavares, este anuncio claramente reforça nossa compreeensão que a "Barra" era lugar de passagem entre Vertentes e o Sertão Pernambucano.

Além dos exemplos citados acima, vejamos mais uma citação da nomenclatura da "Barra" no século XIX:


Imagem 4 - Jornal do Commercio de 30 de novembro de 1879
Nesta notícia de 30 de novembro de 1879 do Jornal do Commercio, encontramos mais uma vez a denominação da "Barra". Neste caso, o bando de Adolpho-meia-noite estava a aterrorizar a região e nesta notícia assaltou os portadores das "malas eleitorais" que seguiam para o Sertão Pernambucano, via "Barra de Ignácio Tavares".

Vale lembrar que muito já se falou em Barra de São Miguel acerca de outros nomes que este lugar já foi conhecido. "Potira" é o mais famoso, todavia, este nome foi oficial somente no século XX, especificamente, entre 1943 e 1960. Percebemos pelas inúmeras fontes pesquisadas que inicialmente a povoação era conhecida por "Barra de Ignácio Tavares" e, ao longo do século XIX foi se consolidando a atual nomenclatura de "Barra de São Miguel", preferido por 56% dos que acessaram a enquete criada por este site no mês de maio último (O resultado completo está visível no lado direito).

João Paulo França, 20 de julho de 2016

Fonte

Correio Official do Império de 27 de outubro de 1835
Diário de Pernambuco de 29 de outubro de 1880
Diário de Pernambuco de 06 de julho de 1872
Jornal do Commercio de 30 de novembro de 1879
Site do IBGE. Disponível em http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=250170&search=|barra-de-sao-miguel. (Acesso em 03 de maio de 2016).