1862 - Cólera em Barra de São Miguel - PB.

Hoje voltamos ao século XIX e procuramos compreender um pouco do que estava a acontecer na povoação da Barra naquele período. Infelizmente, no ano de 1862 nos deparamos com duas notícias que apontam para uma epidemia de cólera a afligir a população.

Observemos o Jornal "A Regeneração", de 15 de março de 1862.


Na notícia, lê-se:

"- Em Cabaceiras, na Barra de S. Miguel, sucumbiram até o dia 4 do corrente - 14 pessoas."

Nesta notícia que compartilhamos é possível ver no lado esquerdo que a cólera estava a afligir diversos pontos da província da Paraíba. Entre as cidades citadas lê-se Sousa, Patos, Pombal, Piancó, S. João (do Cariri), Campina (Grande), Pilar, Ingá, além de Cabaceiras, mas neste caso deixando claro que a doença já havia "sucumbido" 14 pessoas até o dia 04 de março de 1862, na Barra de São Miguel, o que nos mostra uma mortalidade muito alta se considerarmos que o povoado possuía poucas casas.

A confirmação desta epidemia é encontrada no Diário de Pernambuco. Neste, o nome do lugar é citado como a Barra de Ignácio Tavares, outra denominação usual para se referir a Barra ao longo do século XIX. Observemos como o dirigente da Villa de Ingazeira (hoje Afogados da Ingazeira) se mostra preocupado com o "cholera-morbus" (Cólera) que estava assolando "diversos lugares próximos à villa a distância de 14 a 30 léguas (a Barra fica a uma distância de 145 km, ou 24 léguas). Observemos o Diário de Pernambuco de 24 de março de 1862:


Na notícia se lê:

Em um officio de 25 do mesmo mez, dirigido da Villa de Ingazeira a S. Exc., disse o juiz municipal e de orphaos, Dr. Joaquim Ferreira Chaves que a população deste municipio achava-se bastantemente desanimada com o reaparecimento do cholera-morbus em diversos lugares próximos á villa de Piancó, á distancia de 18 leguas, Espinharas, Catingueiras, Barra de Ignácio Tavares e outras, á distância de 14 a 30 léguas, e que, lhe parecendo justo indagar a veracidade da notícia, tinha sabido de pessoas fidedignas ser exacta;(...)

Aqui encontramos a notícia que a cólera estava a assolar, entre outras localidades, a Barra de Ignácio de Tavares, sendo notícia de "pessoas fidedignas".
Não temos maiores informações sobre esta epidemia em 1862. Em breve publicaremos sobre outro surto, a febre amarela, na povoação da Barra de São Miguel, ainda no século XIX.

João Paulo França, 20 de maio de 2016.


Fonte:


Jornal "A Regeneração", de 15 de março de 1862.
Jornal "Diário de Pernambuco", de 24 de março de 1862.
http://distanciacidades.com/calcular?from=Barra+de+S%C3%A3o+Miguel+-+PB%2C+Brasil&to=Afogados+da+Ingazeira+-+PE%2C+Brasil