Maria da Paz (Série Biografias nº 07)¹



Maria da Paz Costa Pinto, nasceu em 24 de janeiro de 1946, filha do Sr. Otacílio Pinto de Farias e da Sra. Edite Gonçalves Pinto. Foi uma pessoa alegre e marcante na sociedade de Barra de São Miguel. Destacava-se pela linda voz que encantava nos coros da Igreja São Miguel, fazendo sempre a 2ª voz, por seu timbre ser de soprano. Participava na adolescência dos Dramas Teatrais produzidos por Dona Carminha Costa, sua prima e cunhada. Casou-se com Pedro Pinto e juntos tiveram cinco filhos. Por seu esposo ter sido prefeito várias vezes no município, como 1ª Dama da cidade teve oportunidade de desenvolver várias ações no âmbito social da comunidade. Sempre gostou de fazer caridades e de aproveitar as datas comemorativas para fazer campanhas em prol da população mais carente. No período das festas religiosas fazia campanhas para ajudar a igreja. Em sua residência hospedava quem precisava, fosse a passeio ou para tratamento de saúde, com ela morou muitas pessoas, todos a chamavam de Dona Maria e assim ganhou o respeito e a admiração de todos. Ainda uma jovem senhora apresentou um histórico de saúde delicada e com apenas 53 anos de vida foi ao encontro do Senhor Jesus, no mesmo dia do seu aniversário, ano de 1999. Para Barra de São Miguel são inesquecível as suas ações humanitárias e em especial a sua tocante e aguda voz, que tanto entoou hinos de louvor a Nossa Senhora e a São Miguel nos quatro cantos deste município, e em especial na Igreja de São Miguel, que infelizmente ela não viu se tornar a Matriz de São Miguel, sonho que ela nutria de tão fervorosa a sua fé.

Fonte: Filhos.
Pesquisa: Secretaria Municipal de Educação.

1 - Esta Biografia e as demais desta série foram produzidas pela Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Miguel para a V FLIBARRA - Festival Literário de Barra de São Miguel - realizada entre os dias 17, 18 e 19 de maio de 2018. Agradecemos a Sanção Lins que gentilmente nos cedeu as pesquisas apresentadas no evento.



2 comentários:

  1. Depois que passei a ouvir várias vezes o coral de senhoras muito me chamou a atenção a história da Senhora Maria da paz. E hoje fiquei maravilhado com tão bela história. É uma pena que não sei se tem algum vídeo que possa ouvir a voz tão admirada e comentada . Que Deus a tenha na Santa glória cantando com seus anjos .

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo retorno positivo. Até o presente momento, desconheço alguma gravação com a voz original da Sra. Maria da Paz. Tendo em vista que a mesma faleceu em 1999, portanto antes da popularização dos gravadores portáteis, não sei se existem tais gravações originais. Caso tenha acesso, postarei aqui no portal.

    ResponderExcluir

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.