Padre Paulo (Série Biografias - nº 06)¹



Padre Paulo Roberto de Oliveira nasceu em 15 de dezembro de 1922, filho do Sr. Antônio Roberto de Oliveira e da Sra. Severina Lúcia de Oliveira. Nasceu, viveu e estudou em Campina Grande. Foi alfaiate na adolescência e ainda trabalhou numa agência bancária. Era um jovem de atividades normais: ia a festas, dançava muito bem e até namorava, chegou a ficar noivo. 
Apenas aos 25 anos despertou para o chamado de Deus e foi para o Seminário. Estudou em João Pessoa, Salvador e Fortaleza. Recebeu a ordenação na Catedral de Campina Grande em 06 de dezembro de 1959 pelas mãos do Bispo Dom Anselmo de Pietrula. Celebrou sua 1ª Missa no dia 08 de dezembro de 1959. 
Ele contava não ser amante da região cariri, que havia pedido a Deus para livrar-lhe desses lugares, mas o Senhor tinha Seus planos para ele e o trouxe para ser Pároco de duas Paróquias: em Caraúbas e Sumé. Para Barra de São Miguel que fazia parte da Paróquia de São Pedro (Caraúbas) ele veio celebrar a 1ª vez em 29 de Maio de 1960, a chamada “Missa do Povo”. Foi recebido pelo Sr. João Pinto da Silva, que o hospedou em sua casa. Seu primeiro coroinha foi José Raimundo Ferreira (Zé de David) que o acompanhava nas missas e procissões. 
Era um Pastor firme, de opiniões fortes, suas missas eram marcadas por sermões às vezes não muito compreendidos. Foi envelhecendo e ganhando cada vez mais respeito da população de Barra de São Miguel e em 03 de outubro de 2001 recebeu o Título de CIDADÃO DE BARRA DE SÃO MIGUEL, das mãos do Presidente da Câmara José Raimundo Ferreira, propositor do título ao mesmo. Nesse dia Padre Paulo confessou que mesmo sendo padre demorou a converter-se na fé, mas que teve uma visão de Nossa Senhora e finalmente aceitou o seu sacerdócio. Era devoto fervoroso de Nossa Senhora da Conceição.   
Faleceu em 07 de Dezembro de 2008, aos 86 anos. Seu corpo foi enterrado em Sumé no cemitério ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Seu túmulo é bastante visitado por fiéis de toda região.

Fonte: José Raimundo Ferreira (Zé de David).
Pesquisa: Secretaria Municipal de Educação.



1 - Esta Biografia e as demais desta série foram produzidas pela Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Miguel para a V FLIBARRA - Festival Literário de Barra de São Miguel - realizada entre os dias 17, 18 e 19 de maio de 2018. Agradecemos a Sanção Lins que gentilmente nos cedeu as pesquisas apresentadas no evento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.