1970 - Chegada da Luz elétrica da SAELPA em Barra de São Miguel - PB (Parte 3)

A luz elétrica fornecida pela CHESF foi inaugurada em Barra de São Miguel no dia 26 de abril de 1970. Vejamos a reportagem especial do Diário da Borborema que trata deste dia e dos festejos realizados para marcar esta data.

Diário da Borborema de 28 de abril de 1970.
“PROCURA-SE UMA CIDADE SEM LUZ NA PARAÍBA”
Barra de São Miguel viveu ante-ontem seu maior dia, indiscutivelmente, quando às dezessete horas, o Governador João Agripino acionava a chave que ligava o município ao sistema energético da CHESF. Foi um dia significativo para a Paraíba, porque Barra de São Miguel vizinha à fronteira com Pernambuco era a última cidade paraibana que faltava chegar a energia de Paulo Afonso.

Afluência
Com uma afluência de público jamais vista naquele jovem município, desenvolveu-se um bem elaborado programa de festividades cumprido à risca: churrasco campal, em que se misturaram autoridades e povo numa verdadeira confraternização, exibição de cantadores populares por quase todo o dia, competição entre as equipes de manutenção dos Escritórios Regionais da SAELPA na técnica de levantamento de postes e equipamento e, às 17 horas, o ponto máximo, benção solene das instalações e acionamento da chave geral, ligando à rede elétrica de Paulo Afonso o município de Barra de São Miguel completando o ciclo planejado pelo governo do Estado de eletrificação dos 171 municípios do Estado.

Personalidades
Além de Prefeitos da maioria dos municípios vizinhos, e do próximo Estado de Pernambuco registrou-se a presença do Governador João Agripino, Secretários de Estado, General Otaviano Mazza, presidente da SAELPA; Engenheiros José Carlos Coutinho e Francisco das Chagas Lopes pela empresa Delta Engenharia Ltda., que construiu a maior linha de transmissão de energia elétrica no Estado da Paraíba; Engenheiro Sulamir Carapajó, representando a Diretoria da Eletrobrás; Engenheiro Alcindo Aguiar, Diretor da Divisão Econômica do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica do Ministério das Minas e Energia, representando o Diretor Geral daquela entidade, Deputados Estaduais e outras altas personalidades. A festa teve caráter popular, podendo a população de Barra de São Miguel dar vazão a seu entusiasmo por toda parte em que esteve a reportagem. Os Diários Associados fizeram representar pela cronista Graziela Emerenciano.

Oradores
No ato solene da inauguração ouviram-se os seguintes oradores:
Prefeito José Pinto, de Barra de São Miguel, o anfitrião que proferiu a seguinte oração: “Sr. Governador:
Quero, em poucas palavras, em nome de todo povo de Barra de São Miguel, desejar-lhe os melhores votos de boas vindas ao mesmo tempo em que tenho a honra de entregar simbolicamente, a V. Excia. a chave de nossa cidade. Faz-se necessário exteriorizar-lhe o nosso contentamento e alegria em proporcionar à gente humilde de Barra de São Miguel esse nobre encontro, que se constituirá no maior acontecimento do ano. Primeiro, porque V. Excia. veio realizar um anseio generalizado de nosso povo, a vontade imensa de conhecer através de um contato direto, o maior e mais atuante Governador que a Paraíba já teve em todos os tempos, depois porque das mãos de V. Excia é que chegou para nossa comunidade a chave impulsionadora do progresso. A eletrificação de Barra de São Miguel é a concretização de um fato que parecia uma utopia. No momento, V. Excia com a garra e a coragem que lhe são peculiares não olhou o valor exorbitante do investimento, e trocou tudo pela lembrança imorredoura e o agradecimento imortal do povo de Barra de São Miguel”.
A cronista Graziela Emerenciano representando os Diários Associados, proferiu as seguintes palavras:
“Hoje, a Paraíba teve um alvorecer mais alegre. Alegre, por saber que ao por do sol nenhum dos seus municípios estará às escuras. Até dos céus caíram chuvas de bênçãos sobre a terra comemorando o acontecimento. Unidos, Governo e povo executaram a obra que a nosso ver é uma das mais importantes para o desenvolvimento e a libertação econômica de nossa terra. Por esses cabos e fios corre a seiva que impulsionará o progresso gerando riquezas e, consequentemente melhorando o nível de vida de nosso povo. Parabéns Governador João Agripino! Parabéns, Prefeito José Pinto! Digo-o em nome dos Diários e Emissoras Associados que ora represento. Uma esperança nova corre nas estradas que V. Excia. construiu sr. Governador, na perspectiva de um futuro promissor. Por força de tudo isso é válido dizer: “Procura-se uma cidade sem luz na Paraíba”.
Usaram da palavra, ainda o General Otaviano Mazza, presidente da SAELPA que em brilhante e circunstanciada oração disse da gigantesca obra que essa empresa vem realizando na Paraíba: expendendo preciosos dados que bem demonstram o esforço, a planificação e a seriedade com que ora se trata o primordial assunto da eletrificação do Estado, como fator de especial importância para sua infra-estrutura.
Após o Presidente da SAELPA falou o engenheiro Sulamir Carapajó, representando a diretoria da Eletrobrás, que em brilhante improviso disse da significação da obra a cuja inauguração se procedia naquele momento.
Por fim, o Governador João Agripino discursou.
De sua oração (improviso) pode a reportagem destacar alguns tópicos. “Concluímos ou realizamos um sonho. Prometi aos paraibanos que deixaria a Paraíba eletrificada. Eu queria obstinadamente, ninguém acreditava e eu tinha dúvida se realizaria essa obra”, disse. Demorou-se em considerações sobre o trabalho do General Otaviano Mazza à frente da SAELPA, sem poupar elogios. Referiu-se ao lugar honroso que a Paraíba desfruta em condições de eletrificação – 2º lugar no País. Mesmo no Sul do País, na Guanabara, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, tão ricos, não conseguiram eletrificar todas as suas cidades. “Profundamente generoso, Deus tem acompanhado todos os passos de minha administração, coroando de êxito tudo que planejei”. Aludiu ao aspecto da ordem pública e da repressão dos abusos de que o Estado vem se beneficiando. E destacou sua ação, dando conta de que, por ela, o povo tem motivos para confiar em sua polícia. “Nunca vi polícia bater em rico mais vi muitas vezes polícia bater em pobres e ficar por isso mesmo. Tirei a farda de muitos porque a farda é do Estado e paga com dinheiro do povo para garantir esse mesmo povo”.

OUTRAS OBRAS
Conquanto fosse a inauguração da eletrificação o motivo da festa o Governador inaugurou também o Posto de Saúde de Barra de São Miguel e um Grupo Escolar em um de seus distritos. 

Em breve, postaremos os detalhes da parte social deste dia.

João Paulo França, 11 de setembro de 2018.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.