Lula do Clarinete (Série Biografias - nº 05)¹


Lula do Clarinete - Acervo da Banda Novo Século - SCCapibaribe

Luiz Gonzaga de Moura nasceu na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE em 22/07/1939, filho de Izaías Amâncio de Moura e Maria Dantas de Lira, aos 13 anos de idade ingressou na Sociedade Musical Novo Século e através de sua dedicação e notável desenvolvimento musical, mais tarde tornara-se Maestro da referida banda musical, função que ocupara por duas vezes, através da qual conseguiu grande respeito e reconhecimento no meio musical da cidade e também do Estado Pernambucano. 
Ao encerrar suas atividades naquela cidade, ele passa a morar em Barra de São Miguel, Estado da Paraíba, onde construiu residência e família. Neste mesmo período trabalhara como auxiliar do Maestro Braz Ferreira Campos na Sociedade Musical São Miguel. 
Com o falecimento do Maestro Braz, ele ascende ao posto de Maestro, onde permanecera até a chegada do Sr. Gonzaga, mas no final de 1988 volta a assumir o posto de maestro que deixara há alguns anos atrás. Portanto permaneceu no cargo até julho de 1994, quando por motivos de saúde, precisou se afastar da Filarmônica São Miguel. 
Faleceu em 03 de setembro de 1997 deixando seu nome escrito nos dobrados que as gerações posteriores a sua partida continuam fazendo ecoar nas ruas e praças de Barra de são Miguel. 
Sendo filho de músico levando consigo a arte de tocar, também deixou o gosto pela música nos seus filhos e netos que continuam dando prosseguimento na história musical da família MOURA.


Fontes: Rita Farias de Lima (Esposa),
Roberta L. Moura Bomfim (Filha), Hellen Gabrielly de Moura Bomfim (Neta).
Alunos Pesquisadores: Jardelson, José Felix, Jackson, Julhyermes (EEMT).

1 - Esta Biografia e as demais desta série foram produzidas pela Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Miguel para a V FLIBARRA - Festival Literário de Barra de São Miguel - realizada entre os dias 17, 18 e 19 de maio de 2018. Agradecemos a Sanção Lins que gentilmente nos cedeu as pesquisas apresentadas no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.