Zefinha de Biino (Série Biografias - nº 03)¹


Mira de Biino - Acervo de Ermira Pedrosa

Josefa Gonçalves Pedrosa, filha do Sr. José Gonçalves do Nascimento e da Sra. Maria Joaquina da Conceição, nasceu em 23 de julho de 1913, em Barra de São Miguel-PB. Casou-se em 13 de Maio de 1943 com o Severino Ferreira Pedrosa, mais conhecido por Sr. Biino, na Igreja de São Miguel. Dessa união tiveram seis filhos: Raimundo, Luís, Fernando, Paulo, Maria José e Ermira. Ainda 25 netos, 26 bisnetos e 9 tataranetos. 
Foi uma mulher notável, a frente do seu tempo. Era católica, cantava no Coro da Igreja de São Miguel, mas a sua paixão pela música era muito maior, tinha o desejo de fundar uma banda de música na cidade e é de conhecimento de todos de sua luta por isso, doava o que podia, angariava nas comunidades rurais “prendas” que transformava em dinheiro para comprar o que faltava para os instrumentos, enfim lutou pela Sociedade Musical São Miguel por muitos anos de sua vida. 
Mulher forte, guerreira, honesta, trabalhava no ramo hoteleiro, foi também membra fundadora do 1º time de futebol, o Haiti Futebol Clube. Também fez parte do partido político na cidade o MDB. 
Era muito criativa, divertida, ativa, não permitia que ninguém ficasse triste pelo dela. A alegria era sua marca. Faleceu em 17 de agosto de 1997, mas deixou em sua terra natal o sentimento de dever cumprido. De mulher de pulso forte.

Fonte: Ermira Pedrosa (filha).
Pesquisa: Secretaria de Educação.

1 - Esta Biografia e as demais desta série foram produzidas pela Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Miguel para a V FLIBARRA - Festival Literário de Barra de São Miguel - realizada entre os dias 17, 18 e 19 de maio de 2018. Agradecemos a Sanção Lins que gentilmente nos cedeu as pesquisas apresentadas no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.