2021 - Especial de 60 anos de Emancipação Política de Barra de São Miguel-PB (Parte 2)

SESSENTA ANOS DA EMANCIPAÇÃO DE BARRA DE SÃO MIGUEL
 
Por Paulinho de Cabaceiras* 

Imagem 1 - Vila de "Potira", na década de 1950

    Segundo o professor e historiador João Paulo França, no seu compêndio, "APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA DE BARRA DE SÃO MIGUEL-PB.", (obra que recomendo para fins de pesquisa historiográfica), quando e como surgiu o povoado de Barra de São Miguel, ainda é objeto de estudo, pelo fato de não ter sido encontrado uma fonte primária e segura.
    Entretanto, conclui-se que, os primitivos habitantes da terra (os aborígenes, provavelmente os Carnoios), concertaram uma aliança com a Bandeira do Capitão-MOR Antônio de Oliveira Ledo e a 35 km. Para o sul da aldeia (CABACEIRAS), lançaram os primeiros fundamentos de um novo núcleo habitacional, edificando-se uma capela de pau-a-pique, sob a proteção de São Miguel, por ser o dia 29 de setembro de 1766.
 
Imagem 2 - Igreja de São Miguel com cemitério ao lado
 
Imagem 3 - Igreja de São Miguel com a lateral sem o cemitério

    E o vocábulo Barra, considerando-se a pequena cordilheira, servindo como uma barra de proteção, contra os ventos do norte.
    O povoado de Barra de São Miguel, foi elevado a categoria de distrito, por força da Lei Municipal n° 2 de 6 de maio de 1866 e através da Lei Estadual 2.623, de 14 de dezembro de 1961, desmembrou-se de CABACEIRAS.
    Vale salientar que, miss Paraíba de 1956, Margarida Vasconcelos, nasceu na zona rural da Barra, então município de CABACEIRAS. E o Tenente-Coronel Manoel Melchíades Pereira Tejo, nosso segundo prefeito, faleceu na Barra de São Miguel, no dia 28 de novembro de 1916, sendo sepultado no cemitério local. 
 
Imagem 4 -Margarida Vasconcelos - Miss Paraíba 1956

Imagem 5 - Manoel Melchiades Pereira Tejo

    Parabéns para todos os munícipes da BARRA DE IGNÁCIO TAVARES, DA POÉTICA POTYRA, QUE SOB A PROTEÇÃO DE SÃO MIGUEL...CAMINHA A PASSOS LARGOS PARA O FUTURO.
 
Imagem 6 - Veículo de Eduardo do "Misto"

    Meus sinceros agradecimentos ao amigo, confrade do IHGCP, Professor e historiador JOÃO PAULO FRANÇA, pela sua valiosa contribuição, na elaboração dessa matéria historiográfica.
 
 
Acervo fotográfico: Museu David Ferreira Barbosa, Eduardo do "Misto", João Paulo França e Paulinho de Cabaceiras.
 
*Historiador, Poeta e Assessor Especial do DECTUR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.