Monumento à Nossa Senhora da Conceição de Barra de São Miguel - PB

Ao longo da história, uma das festas religiosas mais importantes de Barra de São Miguel, Paraíba, era a celebração em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, realizada todo dia 08 de dezembro. 

Nesta matéria, lembramos o ano de 2019 e a revitalização do monumento no alto da serra que fica ao norte da entrada da cidade. Vejamos uma imagem desta área:

Acervo: Ailton Henrique

Esta fotografia é do ano de 2019, quando o Monumento à Nossa Senhora da Conceição foi revitalizado, com construção de escadas de acesso, restauração do nicho da imagem, colocação de grades de proteção e construção de pequena praça em frente ao local.

Acervo: João Batista Truta

Esta imagem apresenta o monumento já em sua fase final de restauração, que foi realizada no segundo semestre do ano de 2019. A seguir, vejamos a Placa que foi afixada no local, para marcar esta importante ação da Igreja Católica e da Prefeitura Municipal de Barra de São Miguel.

Acervo pessoal

Na placa é possível ler:

MONUMENTO À NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO 

 “Virgem Santa e Imaculada, que sois a honra do nosso povo e a guardiã solícita da nossa cidade, a Vós nos dirigimos com amorosa confidência. Toda sois Formosa, ó Maria! Em Vós não há pecado” (Papa Francisco)

Em Barra de São Miguel a devoção à Nossa Senhora da Conceição guiou o senhor Isbelo a construir na década de 1950 o monumento original dedicado à Mãe de Jesus.

Nesta data lembramos os muitos fiéis, conhecidos e anônimos, que zelaram por esta tradição e perseveraram nas promessas e organização deste local, tornando-o um convite à oração.

Ampliado e restaurado em 08 de dezembro de 2019. 

Padre Onaldo da Costa Soares                                  João Batista Truta

A volta da imagem de Nossa Senhora da Conceição para a reinauguração do monumento foi festiva, com procissão saindo da Matriz de São Miguel até a serra, como podemos ver na imagem a seguir:

Acervo da Prefeitura Municipal de Barra de São Miguel

Além da procissão, o evento contou também com celebração eucarística e entronização da imagem de Nossa Senhora da Conceição no novo nicho. Uma grande multidão acompanhou a solenidade.

Acervo da Prefeitura Municipal de Barra de São Miguel.

Por fim, vejamos uma imagem da bênção final, proferida pelo padre Onaldo Costa, religioso responsável pela atenção ao tradicional local de devoção, que foi edificado na década de 1950 e, após muitos anos sem cuidados, foi restaurado com o apoio do poder público municipal e entregue à comunidade em dezembro de 2019.

Acervo da Prefeitura Municipal de Barra de São Miguel

Para conhecer um pouco mais da história da devoção à Nossa Senhora da Conceição, bem como da construção deste monumento, acesse a matéria "08 de dezembro - A imagem e a devoção de Nossa Senhora da Conceição do alto da Serra de Barra de São Miguel - PB" (Link AQUI).

 João Paulo França, 08 de dezembro de 2021

Fonte:
Imagens de Ailton Henrique
Imagens da Prefeitura Municipal de Barra de São Miguel
Imagens de acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.