08 de dezembro - A imagem e a devoção de Nossa Senhora da Conceição do alto da Serra de Barra de São Miguel - PB

"Festa muito boa aqui era a que o povo do Jaques, um povo rico que morava no Jaques que fazia. A segunda festa boa aqui, depois da Festa de São Miguel era Nossa Senhora da Conceição, 08 de dezembro... o povo de seu Isaías, o povo de... esse povo era tudo de uma família, dona Teca, que chamavam Teca do Jaques, era esse o povo...depois da Festa de São Miguel era a maior festa, a de Nossa Senhora da Conceição" (Antônia Procópio)

Pelas palavras da Sra. Antônia Procópio na abertura desta nossa matéria, vemos como a data de 08 de dezembro marcou a memória e a tradição religiosa de Barra de São Miguel - PB. Neste sentido, nosso portal faz este resgate histórico neste dia, afinal, nas palavras de nossa entrevistada, esta era a "segunda festa boa aqui, depois da Festa de São Miguel".
A seguir, vejamos uma imagem barrense de Nossa Senhora da Conceição:

Imagem 1 - Acervo da Igreja São Miguel
A referida imagem pertence ao acervo da Igreja de Barra de São Miguel. É importante mencionarmos que a mesma ficava no lado esquerdo do Cruzeiro da Serra, ao norte da cidade. Segundo o Sr. Clemilton Truta, esta aparência atual é um trabalho artístico do artesão Lúcio Moura (Lúcio de Zé de Santo) que fez a restauração após a mesma ser trazida do cruzeiro para a igreja. Desde então, a imagem não voltou mais para o ambiente original.
Vejamos a seguir o Cruzeiro onde a imagem de Nossa Senhora da Conceição ficava:

Imagem 2 - Acervo particular em 22 de abril de 2015
Nos falando sobre a construção deste monumento, a Sra. "Dorinha de Bibi" nos diz: "O Cruzeiro da Serra deste lado de cá que tem Nossa Senhora foi seu Isbelo que fez, um velho que tinha aqui, não sei de onde ele era". Investigando um pouco mais esta história, neste dia 08 de dezembro de 2017, em entrevista, a Senhora Josefa do Nascimento Costa (Zefinha Costa) nos apresenta o seguinte relato sobre a devoção à Nossa Senhora da Conceição e a construção do monumento para a mesma em Barra de São Miguel:

"Manoel Velho, que era irmão da minha mãe, que morava em Vertentes, ele vinha de lá, não sei em que, se era a cavalo, só sei que ele vinha com uma Nossa Senhora da Conceição neste dia 08 de dezembro e fazia uma procissão lá de Tonheira, que não era ainda de Tonheira, vinha descendo aquela ladeira em procissão...ele vinha de Vertentes, era uma imagenzinha pequena assim (aproximadamente 50 cm) e ia para a igreja, era uma festa medonha, era bem muita gente, o povo do lugar esperava com fogos lá onde hoje é de Tonheira e de lá fazia esta procissão... eu era criança, lembro como se fosse hoje, devia ter o quê? Devia ter uns 08 anos, sou nascida em 1944...
Sobre a construção eu só me lembro que eu era menina e seu Isbelo morava ali no beco, do lado da casa de Maria de Mário...eu me lembro que foi ele que levou esta Nossa Senhora da Conceição para a serra...eu ouvia falar que foi por causa de uma promessa, ele foi o organizador da construção... depois lembro que houve uma reforma, que Maria de Pedro tinha uma devoção e começou a ajeitar lá... Cazuza Belé era pedreiro e foi quem fez esta reforma, mas parece que o nincho ficou pequeno e não coube a imagem da santa... lembro que lá tinha uma caixinha para as pessoas colocarem contribuição, era outro tempo...
Depois, com a santa na serra, todo dia 08 de dezembro tinha procissão para lá... a gente mesmo fazia a novena... aqui na rua também se rezava a novena de Nossa Senhora da Conceição a noite. Não tinha padre aqui, Padre Paulo morava lá em Sumé, aí Maria de Tereza, Glorinha Pinto, Guida Hóstio, Joanita, Maria da Paz, eu, a gente puxava a novena... Tinha também a mãe de dona Joanita, minha madrinha Maria, ela zelava muito lá o cruzeiro, limpava, varria, era tão limpinho a parte do lado de Nossa Senhora da Conceição.
Eu varri muito lá mais Maria Tereza, madrinha Maria já velha acompanhava a gente...tirávamos as pedras do caminho da serra, que tinha uma subida pelo outro lado... ali era estrada antigamente, até o filho de Tila morreu lá, num dia de domingo, um caminhão com uma carrada de palma subiu e quando desceu deu um tombo e ele caiu, falecendo na hora...
Bem, a gente limpava lá do outro lado que era pra ficar mais fácil pra o povo subir...até um dia a gente fez uma promessa, eu e Maria, porque as mães da gente estavam doentes, aí a gente combinou que se a mãe da gente melhorasse a gente subiria no dia de Nossa Senhora da Conceição até o cruzeiro de joelhos... pagamos a promessa, sem nada nos joelhos, que nesse tempo nem calça cumprida a gente usava..." (Zefinha Costa)


Este belo relato nos diz muito acerca desta tradição religiosa barrense. O fato da Sra. Zefinha Costa não lembrar do "pessoal do Jaques" e sua relação com esta história, é algo que a princípio se explica pelo fato da mesma ser mais jovem que a Sra. Antônia Procópio. Esta, nascida em 1923 tem uma memória afetiva de décadas anteriores a Sra. Zefinha Costa, nascida em 1944, com recordações a partir da década de 1950. Todavia, como podemos perceber em ambos relatos, as histórias se complementam e nos mostram um pouco do passado religioso local. A seguir, mais um ângulo do Cruzeiro de Nossa Senhora da Conceição:

Imagem 3 - Acervo particular em 22 de abril de 2015
A partir desta imagem 3 podemos esclarecer melhor que estamos tratando deste cruzeiro do lado esquerdo, tendo em vista que o do lado direito é o conhecido "Cruzeiro de Frei Damião", com construção mais antiga. Voltando ao monumento de Nossa Senhora da Conceição, como é visível, após anos em que a imagem foi retirada do local, uma nova foi posta no lugar, todavia, esta era de Nossa Senhora das Graças.
Ainda temos que realizar mais pesquisas para compreendermos melhor a forma como o dia 08 de dezembro era comemorado em Barra de São Miguel e em que período esta seria uma festa local com tamanha importância, ficando, na opinião da Sra. Antônia Procópio, atrás apenas da tradicional Festa de São Miguel. Também, ainda precisamos conhecer melhor o "Sr. Isbelo" e a motivação para construir às suas custas este monumento.
Para finalizar, observemos a paisagem que é possível contemplar do alto do Cruzeiro de Nossa Senhora da Conceição:

Imagem 4 - Acervo particular em 22 de abril de 2015
Tem imagens antigas ou informações acerca deste lugar de Barra de São Miguel? Será um prazer compartilhar no nosso portal. Entre em contato conosco: joaopaulo_franca@yahoo.com.br.

Por hora, vejamos um pouco da história mundial da devoção em Nossa Senhora da Conceição:

"O dia da festa da Imaculada Conceição foi definido em 1476 pelo Papa Sisto IV. A existência da festa era um forte indício da crença da Igreja na Imaculada Conceição, mesmo antes da definição do dogma no século XIX.
No dia 8 de dezembro de 1854, dia da festa, o Papa Pio IX, com a Bula intitulada Deus Inefável (Ineffabilis Deus), definiu oficialmente o dogma da Santa e Imaculada Concepção de Maria.
Assim está escrito na bula (documento papal) intitulada Ineffabilis Deus que o Papa Pio X proclamou: Em honra da Trindade (...) declaramos a doutrina que afirma que a Virgem Maria, desde a sua concepção, pela graça de Deus todo poderoso, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Salvador do homem, foi preservada imune da mancha do pecado original. Essa verdade foi-nos revelada por Deus e, portanto, deve ser solidamente crida pelos fiéis." (Site Santos e ícones católicos)


João Paulo França, 08 de dezembro de 2017.

Fonte:

Acervo pessoal
Acervo da Igreja São Miguel de Barra de São Miguel.
Informações de José Clemilton Truta
Informações da Sra. Josefa do Nascimento Costa (Zefinha Costa) em entrevista no dia 08 de dezembro de 2017.
Informações da Sra Antônia Procópio em entrevista no dia 12 de março de 2017 (nascida 13 de julho de 1923)
Informações da Sra. Dorinha de Bibi em entrevista no dia 31 de maio de 2016.
Site Santos e ícones católicos. Disponível em: http://cruzterrasanta.com.br/historias-de-santos.aspx?idsanto=9#c. Acesso em 07 de dezembro de 2017.