Existem diversas formas de tentarmos compreender o mundo a nossa volta e, certamente, a leitura e pesquisa é uma das mais significativas. Neste sentido, algumas pessoas, entre as quais me incluo, começam a fazer da aquisição de livros uma forma de prazer, de forma que aos poucos se montam verdadeiras bibliotecas particulares.
Em vida, o sr. José Jackson Corrêa de Araújo foi um destes aficionados pela leitura e adquiriu inúmeras obras para seu trabalho, como advogado, mas também para compreensão do mundo, por meio da literatura, economia, sociologia, curiosidades enciclopédicas, enfim, distintas viagens que um livro pode proporcionar.
| Casal Jackson e Dora. Fonte: Rede Social |
José Jackson Corrêa de Araújo nasceu em 26 de janeiro de 1936 e faleceu em 24 de janeiro de 2019. Ativo militante da advocacia, também foi bancário e participou por mais de 50 anos da vida política de Barra de São Miguel, seja como candidato, seja como apoiador ou representante de partidos e coligações. Foi casado com a sra. Maria das Dores Figueirôa Araújo, conhecida por "Dona Dora", ex-vereadora com destacada atuação social, em especial na área da saúde em Barra de São Miguel. O estimado casal deixou como descendentes as filhas Edna e Eliane, a neta Mônica e as bisnetas Ana Clara e Manuela.
Registro, e agradeço nesta data, a doação por parte de seus familiares de 216 obras, que as incorporo à biblioteca particular que venho montando ao longo da vida e em outra matéria dou conta das demais doações de outros aficionados leitores de Barra de São Miguel.
| Livros técnicos |
Como mencionado, tratam-se de livros de distintas áreas do conhecimento, como podemos observar na coleção apresentada na imagem seguinte:
| Livros literários |
Para concluir, registro na imagem seguinte a obra que considero mais significativa, uma cópia da tiragem inicial da Lei Orgânica do municipio de Barra de São Miguel, que pertenceu ao mandato da parlamentar "Dora:
| Lei Orgânica de Barra de São Miguel |
Por fim, faço mais uma vez o agradecimento aos familiares do sr. José Jackson Corrêa de Araújo pela doação, que passamos a zelar e fazer uso a partir desta data.
João Paulo França, em 31 de dezembro de 2021
Fontes
Imagens de Acervo particular
Imagens de Rede Social de Mônica Assis e Edna Assis
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.