Passagens de Antônio Silvino em Barra de São Miguel e adjacências no início do século XX (Série Cangaço - nº1)

Ao longo da história, pouco se divulgou sobre as passagens de cangaceiros, em especial, do bando de Antônio Silvino, pela região de Barra de São Miguel e suas adjacências, no início do século do século XX.

Muito bem documentado é o ataque da noite do dia 26 para 27 de janeiro de 1907, como podemos observar em matérias já publicadas neste site. Todavia, ainda se faz necessário falar sobre outras estadias e ações do bando pelas fazendas, povoados e vilas próximas a Barra de São Miguel. 

A seguir, a partir de nossas pesquisas até esta data, apresentamos uma construção histórica do tempo presente, um mapa, com nomes de localidades por onde encontramos rastros nos jornais de época, com a indicação de ações dos cangaceiros na região.

Figura 1: Mapa de Ação do Cangaço em Barra de São Miguel e adjacências





Elaboração: Ellori Mota (ArcGIS 10.3)




Esta bela composição foi elaborada pela professora Ellori Mota, a partir de apontamentos de nomes e localidades que encontramos nas fontes de pesquisa (jornais do início do século XX, dispostos na Hemeroteca da Biblioteca Nacional).

Iniciamos por esta visão espacial, a nova série de matérias que vamos divulgar ao longo das semanas seguintes aqui no Portal de Memórias de Barra de São Miguel. Aguardem.

João Paulo França, 11 de maio de 2021.

Está ansioso? Se desejar, relembre essa matéria:

1907 - O ataque do cangaceiro Antônio Silvino a Barra de São Miguel - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.