Sociedade São Miguel: Música, cultura e História em Barra de São Miguel, Paraíba

Neste dia 26 de abril parabenizamos a Sociedade Musical São Miguel, fundada em 1964 por moradores da cidade de Barra de São Miguel, pequeno município do cariri paraibano. Para saudar a passagem desta data, disponibilizamos nesta matéria parte da exposição que faz parte do acervo permanente da instituição, localizada em sua sede, na Rua Thomaz de Aquino, Centro da cidade.

Em 06 de agosto de 2021 foi entregue pela Prefeitura de Barra de São Miguel a revitalização e ampliação da Sede da Sociedade Musical. Deste dia, temos este registro da atual geração de músicos:

Filarmônica São Miguel, em 06 de agosto de 2021

Os sons harmoniosos da apresentação desta data podem ser acompanhados por meio de live que está disponível no YouTube da prefeitura de Barra de São Miguel, que no contexto da pandemia do Covid-19 passou a realizar estes eventos de maneira híbrida.

Todavia, a parte mais aguardada da noite foi a liberação do acesso dos presentes ao interior da Sede da Sociedade Musical São Miguel e o consequente conhecimento da exposição que foi montada.

Interior da Sede da Sociedade São Miguel

Com os esforços do Maestro Severino Sergio de Moura, que há muitos anos se faz presente à frente da Filarmônica, gerações de músicos não só são formados e lapidados em seus talentos com a música, como também são apresentados à noções importantes de cidadania, respeito e conhecimento pela cultura em geral e, de Barra de São Miguel, em particular. 

Com auxílio dos secretários Bartolomeu Pinto, de Cultura e José Clemilton Truta, de Finanças, a prefeitura de Barra de São Miguel, por intermédio do gestor, João Batista Truta, empreendeu importantes esforços para revitalizar este equipamento cultural do municipio. E o resultado pode ser conferido todos os dias, com o carinho e zelo que os músicos e integrantes da Sociedade Musical fazem uso do espaço.

O Maestro Sérgio e o cotidiano de ensaios

Poucas são as pessoas em Barra de São Miguel que em algum momento de suas vidas não participaram das atividades da Sociedade Musical. Seja na qualidade de principiante que pouco vai além das lições teóricas, passando por aqueles mais persistentes, que chegam a fase de aprendizagem com os instrumentos, até os que efetivamente passam a fazer parte da Filarmônica nas apresentações pelas festividades da região. Em todo este caminho, uma coisa é certa: o conhecimento da música se entrelaça com a cultura e a história da comunidade, de forma que novas gerações continuam a entoar belas melodias pelas ruas de Barra de São Miguel!

Não esqueçamos: A música e a Filarmônica de Barra de São Miguel são centenárias! No mínimo, remontam ao ano de 1907 as primeiras melodias feitas por músicos desta terra, com instrumentos e sob a batuta de um maestro do lugar. Infelizmente, por razões ainda desconhecidas, aquela chama inicial foi ficando em fogo brando nas décadas seguintes, de forma que nos anos 1940 e 1950 já não tínhamos compassos e notas musicais a serem executados pelos nossos moradores. A revitalização e novo impulso veio na década de 1960, com homens e mulheres de fibra que desta feita não só adquiriram instrumentos e contrataram um maestro, como ergueram este patrimônio físico que é a Sede da Sociedade Musical. É este momento festivo que lembramos nesta data! É esta história que devemos compartilhar e sedimentar cada vez mais nossa cultura de Barra de São Miguel! 

28º Título de Sócio Fundador da Sociedade Musical São Miguel

Parabéns Sociedade Musical! Vida longa à nossa Filarmônica! Perseverança a toda nossa juventude!

João Paulo França, 26 de abril de 2022

 

Acesse as imagens da Exposição Permanente da Sede da Filarmônica AQUI.

Acesse a Galeria de Maestros da Filarmônica AQUI.

Acesse a Live de reinauguração da Sede da Filarmônica AQUI.

Acesse outras matérias deste Portal de Memórias sobre a Filarmônica AQUI


2 comentários:

  1. Yonara Carolina Noronha Santos Rodrigues26 de abril de 2022 16:57

    Parabéns Sociedade Musical São Miguel!Que a filarmônica continue nos emocionando e aquecendo nossos corações toda vez que toca com suas belíssimas apresentações...Parabéns professor João Paulo França pelo topíssimo artigo que enaltece essa linda banda,patrimônio cultural
    vivo de Barra de São Miguel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Yonara pelo retorno positivo da matéria e saudação à nossa Filarmônica São Miguel!

      Excluir

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.