1948 - Estudos para construção do Açude Riacho do Bichinho

O Açude Riacho do Bichinho, localizado ao nascente da sede do município de Barra de São Miguel foi construído no final da década de 1940. Nesta matéria trazemos uma série de documentos que apresentam estudos técnicos desta obra que foi conduzida pelo DNOCS - Departamento Nacional de Obras contra a Seca.

Página 1 e 2 do documento

Entre as informações pertinentes, destacamos que trata-se de um arquivo em PDF com 16 páginas, agregando mais de um documento. Inicialmente temos a "Ficha Técnica de Açude", datado de 22 de junho de 1995 e em seguida a "Memória Justificativa do Projeto" de 18 de setembro de 1948, assinado por Severino Nunes Lins, "Engº [enheiro] Encº [arregado] dos Serviços de Estudos".

Na "Ficha Técnica de Açude" há, por exemplo, a informação que em 19 de setembro de 1949 foi o início da construção e em 28 de julho de 1961 a conclusão. Já no documento "Memória, Justificativa do Projeto" trás o seguinte histórico: "Os estudos, projeto e orçamento do açude foram requeridos pelo Governo do Estado em 17 de julho de 1946, sendo os estudos autorizados pelo sr. Diretor Geral segundo ofício nº 403-T, em 19 de setembro do mesmo ano. A caução foi feita em 24 de outubro seguinte. Os estudos foram executados pelo Mestre XV Diogo Ribeiro Rocha, tendo sido iniciados em 28 de julho de 1947 e concluídos em 22 de outubro do mesmo ano. (...)

O documento completo pode ser acessado neste link AQUI.

Agradecemos ao jovem pesquisador David Lima que conseguiu e nos forneceu este material, que socializamos com os prezados leitores.

João Paulo França, 19 de abril de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.