1970 - Chegada da Luz elétrica da SAELPA em Barra de São Miguel - PB (Parte 1)

"Procura-se uma cidade sem luz na Paraíba"... este foi o slogan adotado pelo Governo João Agripino (1966-1971) e a SAELPA (Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba) para celebrarem a chegada da luz elétrica de Paulo Afonso a Barra de São Miguel, que à época, 1970, foi o último dos 171 municípios emancipados paraibanos a receber tal modernidade. É importante destacarmos que nas décadas anteriores já funcionava um precário sistema de luz a partir de motores à diesel, que foi suplantado nesta data de 26 de abril de 1970. Vejamos uma imagem deste dia:

Imagem 1 - Diário da Borborema - 28 de abril de 1970
 A festa da inauguração ocorreu no dia 26 de abril de 1970. Vejamos uma parte da descrição do jornalista do Diário da Borborema, que descreve este dia:

“Barra de São Miguel viveu ante-ontem, seu maior dia indiscutivelmente, quando às dezessete horas, o Governador João Agripino acionava a chave que ligava o município ao sistema energético da CHESF. Foi um dia significativo para a Paraíba, porque  Barra de São Miguel, vizinha à fronteira com Pernambuco era a ultima cidade paraibana que faltava chegar a energia de Paulo Afonso”.

Sobre a imagem que vemos, nos diz o repórter:

“Com uma afluência de público jamais vista naquele jovem município, desenvolveu-se um bem elaborado programa de festividades cumprido à risca: churrasco campal, em que se misturaram autoridades e povo numa verdadeira confraternização, exibição de cantadores populares por quase todo o dia, competição entre as equipes de manutenção dos Escritórios Regionais da SAELPA na técnica de levantamento de postes e equipamento e, às 17 horas, o ponto máximo, benção solene das instalações e acionamento da chave geral, ligando à rede elétrica de Paulo Afonso o município de Barra de São Miguel completando o ciclo planejado pelo governo do Estado de eletrificação dos 171 municípios do Estado.”


Imagem 2 - Flâmula comemorativa
Ao lado temos uma flâmula pertencente a Sra. Maria das Dores Quirino (Dorinha de Bibi), que a mesma guarda como recordação do dia da inauguração da luz elétrica em Barra de São Miguel. Na lembrancinha de tecido é possível lermos:

"Governo João Agripino e SAELPA comemoram a conclusão do Plano de Eletrificação da Paraíba - Barra de São Miguel - 26 de abril de 1970 - Procura-se uma cidade sem luz na Paraíba".
Além das inscrições é possível observarmos as logomarcas do governo estadual e da companhia energética paraibana.
Em breve, voltaremos a esta temática e apresentaremos um pouco mais deste dia de alegria e construção de memória para a população de Barra de São Miguel-PB.

João Paulo França, 20 de outubro de 2017.

Fonte:

Acervo da Senhora Maria das Dores Quirino (Dorinha de Bibi).
Diário da Borborema, edição de 28 de abril de 1970

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.