Andrade (Série Biografias nº 08)¹





José Andrade Pereira, mais conhecido como “Seu Andrade” nascido no ano de 1936, em Desterro-PB. Chegou a Barra de São Miguel casado com D. Valdeci, mais conhecida como D. Miruchinha, com quem teve quatorze filhos: Rosinaldo Reginaldo, Rivonaldo, Rivanildo, Maria Célia, Rivoneide, Rosilda, Roseilda, Rivelino, Valeria, Adelino, Vera Lucia, Antônio Roberto e Valter. Residiu por muitos anos no Sítio Pedra D’água. Vivia de fazer negócios: comprava aqui, vendia ali. Por muitos anos possuiu caminhões, que fazia o transporte para Santa Cruz do Capibaribe “e fazia a feira” com pessoas e animais. 
Era uma pessoa muito prestativa, tendo sido eleito vereador por dois mandatos. Conseguiu em seus feitos por algum tempo doar água potável a população de Barra através da máquina dessalinizadora e também a construção de uma cisterna no Alto da Bela Vista para doar água à população. Considerado por muitos uma pessoa maravilhosa, brincalhona, mas também muito forte, por 14 anos lutou contra um problema renal onde fazia hemodiálise três vezes por semana, mas que nunca o entristeceu. Nunca se entregava ao cansaço que o tratamento provocava, pelo contrário ao chegar a sua casa, com alegria, pegava sua sanfona para tocar e cantar, esse sim seu hobby preferido. 
Após ficar viúvo assumiu seu relacionamento com a Sra. Nizia Henriques, com quem viveu até os últimos dias de sua vida, que relata ter sido tratada como uma princesa por ele, mesmo muitas vezes usando o próprio salário para em vez de comprar seus remédios doar a outras pessoas que considerava mais necessitado. Infelizmente no ano de 2009 a doença o venceu e chegou a falecer com 73 anos de vida, deixando o legado da subserviência e alegria, ficando a sua lembrança para família com a música de Amazan “Eu gosto de mamar nos peitos da cabritinha” que era a sua preferida em tocar e cantar.

Fonte: Familiares.
Pesquisadores: Érica, Karla, Ruth e Wanessa(EEMT).


1 - Esta Biografia e as demais desta série foram produzidas pela Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Miguel para a V FLIBARRA - Festival Literário de Barra de São Miguel - realizada entre os dias 17, 18 e 19 de maio de 2018. Agradecemos a Sanção Lins que gentilmente nos cedeu as pesquisas apresentadas no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.