Zezé da Bomba (Série Biografias - 09)¹



José Pinto, mais conhecido por “Zezé da Bomba” nasceu em Barra de São Miguel-PB, em 02 de maio de 1926. Seus pais eram João Aureliano de Farias e Severina Maria da Conceição. Tinha 08 irmãos: Zequinha, Zezinho, Nozinho, Otacílio, Sebastiana, Cecí, Geni e Dalva. Estudou pouco, pois não havia escola institucionalizada na época. Ainda jovem mudou-se para cidade de Recife e lá vendia carvão, galinha de capoeira e carne de bode, levados daqui para lá. Casou-se aqui em Barra com Sevi Pinto e construíram família. Tiveram juntos sete filhos: Terezilma, Temilson, Temistócles, Telma, Tarcísio, Tenilsa e Miguel. 
Durante algum tempo já casado, continuou a negociar em Recife, levando as mesmas mercadorias para vender e ter o sustento da família. Com alma de negociante comprou a patente de vender gasolina ao Sr. João Pinto e ganhou o apelido de Zezé da Bomba pelo crescimento do seu negócio. Inicialmente vendia o produto em tambores de lata, mas com a continuidade instalou em sua calçada duas bombas: uma para óleo diesel e outra para gasolina. Até os anos 2 mil era assim a venda dos produtos na cidade. 
Mas não era simplesmente um comerciante, também era um carnavalesco muito empolgado. Ao lado de Otacílio, seu irmão, era animador e organizador dos blocos de carnaval. Amava cantar e pular frevo, sua música preferida era “Quero ver carvão queimar” que cantava e puxava os blocos com muita felicidade. 
Ficou viúvo em 1987 e alguns anos depois casou-se pela segunda vez com Socorro Silva. Do segundo casamento teve três filhos: Taís, Tayane e Thyago. Foi um homem muito íntegro, honesto, brincalhão, que lutou pelo sustento de sua família com braveza e se tornou muito respeitado por todos da cidade. Ainda criou o bordão “Deixe não prestar” repetido por muitos. 
Faleceu em 31 de março de 2014, acometido pelo mal de alzheimer.


Fonte: Socorro (viúva), Terezilma (filha) e Mira (amiga).
Pesquisadores: Kildare Silva, José Ricardo e Fabrício da Silva (EEMT).


1 - Esta Biografia e as demais desta série foram produzidas pela Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Miguel para a V FLIBARRA - Festival Literário de Barra de São Miguel - realizada entre os dias 17, 18 e 19 de maio de 2018. Agradecemos a Sanção Lins que gentilmente nos cedeu as pesquisas apresentadas no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.