1971 - Livro "Castelo de Ilusões - prosa e verso" de Luiz Gonzaga Castelliano

Hoje, trazemos trechos de um belo livro publicado em 1971 pelo barrense Luiz Gonzaga Castelliano, filho de Cândido Castelliano, abastado comerciante local que saiu desta terra após 1907 com o ataque do cangaceiro Antônio Silvino à Vila de Barra de São Miguel-PB.

Atualmente o livro Castelo de Ilusões - prosa e verso é uma obra fora de edição e para nossa surpresa, ao adquirirmos um exemplar via internet, fomos agraciados com a escrita original do Dr. Luiz Castelliano. Observemos a capa inicial deste livro:

Imagem 1 - Capa e folha de rosto do Livro Castelo de Ilusões - Prosa e Verso
Esta é a Capa e a folha de rosto com dedicatória a próprio punho do autor Luiz Gonzaga Castelliano, assinada em 1971. Esta é uma grande obra de 256 páginas, com versos e prosa que tratam de diversas temáticas, inclusive com histórico de Barra de São Miguel.
Na folha de rosto vê-se a dedicatória:

Ao distinto e prezado colega Samuel Kanitz um saudoso abraço de Luiz G. Castelliano. Rio, 1 - 11 - 71. Tel 2241648

Além de toda esta dedicatória, temos a pista que o autor residia no ano de 1971 em Santa Tereza.
A seguir uma imagem rara, que o livro traz:

Imagem 2 - Obra e Imagem de Luiz G. Castelliano
Do lado esquerdo da página está a citação das outras obras de Luiz G. Castelliano, com destaque para seus artigos publicados no Jornal "A Voz do Sertão", na cidade de Patos - PB, além de sua "Tese de Doutoramento em Medicina", além da citação da "Academia de Letras de Uruguaiana", no Rio Grande do Sul. Percebe-se assim uma longa produção literária e científica que cortou o país, da Paraíba ao Rio Grande do Sul.
Na folha à direita temos a fotografia do Sr. Luiz Gonzaga Castelliano e sua ligação em relação a nossa cidade. Na legenda se lê;

LUIZ GONZAGA CASTELLIANO nascido em Barra de São Miguel - Paraíba do Norte

Hoje, a cidade de Barra de São Miguel lembra a memória deste seu filho das letras, por indicação do Vereador José Raimundo, com a indicação de seu nome em uma rua no Bairro do Alto da Vista, que passa na lateral do Supermercado Opção, e com o seu nome na Biblioteca Municipal, que atualmente está localizada no CEMEC - Centro Municipal de Educação e Cultura.
Na obra Castelo de Ilusões - prosa e verso Luiz G. Castelliano nos deixa algumas contribuições para o conhecimento do passado de Barra de São Miguel. Observemos:

Imagem 3 - Página 248 do livro Castelo de Ilusões - prosa e verso
Aqui está transcrito o Diário Oficial do Estado da Paraíba de 1º de abril de 1962, onde é apresentada a divisão territorial do recém-criado Município de Barra de São Miguel - PB.

A pesquisa histórica empreendida por Luiz Castelliano é muito importante sobre Barra de São Miguel, como podemos perceber em mais uma parte do livro Castelo de Ilusões- prosa e verso.

Imagem 4 - Parte da Página 249 do Livro Castelo de Ilusões - prosa e verso
Nesta passagem o autor não deixa de apresentar sua preferência e luta junto a Assembleia Legislativa para que a vila deixasse a denominação de Potira e voltasse ao antigo Topônimo (nome) de Barra de São Miguel.

Disporemos para os amigos leitores, em breve, novas informações a partir das pesquisas de Luiz Gonzaga Castelliano sobre Barra de São Miguel - PB.

João Paulo França, 05 de julho de 2016.


Fonte:

CASTELLIANO, Luiz Gonzaga. Castelo de Ilusões - prosa e verso. Rio de Janeiro: Gráfica do Exército, 1971.