Memórias de uma festa de São Miguel na década de 1920?

A cada pesquisa temos a alegria de encontrar um pouco do passado de Barra de São Miguel - PB. Com certeza muitas centelhas pretéritas podem vir a luz do presente a partir dos registros que foram deixados por nossos antepassados, seja por meio de imagens, seja por meio memórias ou mesmo de registros escritos, como o que encontramos publicado no jornal Diário de Pernambuco de 1950.

Antes de analisarmos a matéria mencionada, observemos uma imagem de um importante filho de Barra de São Miguel-PB:

Imagem 1 - Otavio Corrêa de Araújo - Acervo da ALEPE
Este é o Sr. Otavio Corrêa de Araújo, filho da conhecida família Corrêa de Araújo, radicada em Barra de São Miguel e que fez carreira política no Estado de Pernambuco. Foi Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa pernambucana, no período de 1947 a 1950.

Por duas ocasiões, entre 1947-1948 (quando era Presidente da Assembleia Legislativa) e 1958-1959 (quando era vice-governador) ocupou o cargo de Governador do Estado de Pernambuco. Muitas outras informações estamos colhendo acerca deste barrense que ocupou importantes lugares políticos no vizinho estado pernambucano. Em breve esporemos aqui em nosso site.

Por hora, voltemos ao tema central de nossa publicação, qual seja as memórias de Luiz do Nascimento. Vejamos o Diário de Pernambuco de 27 de agosto de 1950.

Imagem 2 -Parte do Diário de Pernambuco de 27 de agosto de 1950


Trata-se de uma publicação do articulista Luiz do Nascimento que nos dá a pista to tempo que escreve, mas rememorando suas aventuras de cerca de trinta anos antes, por volta de 1922, quando residiu na cidade de Vertentes - PE e rodou por toda a região, como Taquaritinga, Surubim e Santa Cruz em Pernambuco, além de uma festa de São Miguel na Barra de São Miguel, onde foi recepcionado por pessoas nascidas no lugar, como Otavio Corrêa de Araújo, que a época da festa era estudante e quando a memória está ser publicada, o mesmo já era Deputado e Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Vejamos um zoom na parte direita onde cita a Barra de São Miguel:

Imagem 3 - Ampliação na imagem 2
 Vejamos a transcrição da imagem 3:

Já vão longas estas memórias, mas ainda lhes conto, por alto, a visita que fizemos a São Miguel da Barra, vila do município paraibano de Cabaceiras, para assistir aos festejos em honra do respectivo orago. Lá estavam os Correia de Araújo, inclusive o atual presidente da nossa Assembléia Legislativa, nascido por aquelas bandas e então estudante. Poucas festas do interior atraíam tanta gente, que afluía de toda redondeza, de muitas léguas de distancia.
Pois bem. Foram os irmãos do meu amigo deputado quem me preveniu duma cilada armada contra mim, ficando ao meu lado para o que désse e viesse. Tudo isso porque Mariana se apaixonára subitamente por mim, e seu irmão, um fazendeiro de cara feia, não topou com minha cara. Mas os Correia de Araujo fizeram-se diplomatas e o fazendeiro, que tinha a estampa do sr. Alarico Serra ter (ilegível) me abraçando e convidou-me, finalmente, para visitar-lhe na fazenda.

Esta transcrição nos apresenta um pouco das vivências dos moradores da vila de Barra de São Miguel, que Luiz do Nascimento chama de "São Miguel da Barra". O mesmo, passados quase trinta anos de quando escreve, 1950, cita entre suas aventuras por Vertentes, Taquaritinga, Limoeiro, Surubim, enfim, diversos lugares por onde passou enquanto morou em Vertentes, os "festejos em honra ao respectivo orago", ou seja, festa em honra de São Miguel, na Barra. O mesmo crava: "Poucas festas do interior atraíam tanta gente, que afluía de toda redondeza, de muitas léguas de distancia".
Talvez a memória de Luiz do Nascimento ainda registre o fato pelo "aperto" que levou no lugar, graças a uma aventura amorosa, "Tudo isso porque Mariana se apaixonára subitamente por mim, e seu irmão, um fazendeiro de cara feia, não topou com minha cara". 
Apesar da diplomacia dos Correia de Araújo e do final feliz da história, afinal, o "sr. Alarico Serra ter (ilegível) me abraçando e convidou-me, finalmente, para visitar-lhe na fazenda", este tipo de narrativa de memória pode nos dar certas pistas de como "as vezes" forasteiros poderiam ser aceitos ou não em determinados eventos na vila de Barra de São Miguel - PB, na primeira metade do século XX. 

João Paulo França, 07 de julho de 2016.


Fonte:

Diário de Pernambuco de 27 de agosto de 1950.
http://www.alepe.pe.gov.br/museu/ . Acesso em 07 de julho de 2016.
http://www.pe.gov.br/governo/galeria-de-governadores/otavio-correa-de-araujo/ . Acesso em 07 de julho de 2016.