A geração atual dos barrenses conhece bem os tradicionais times de futebol amador da cidade que chegaram aos nossos dias, a exemplo do Bangu, Náutico, Corinthians, São Paulo, etc. Todavia, antes destas equipes se consolidarem nos últimos 50 anos, outros esquadrões desfilaram pelos campos de terra batida da cidade e das redondezas.
Já identificamos neste site a informação da Sra. Ermira de Fátima que trata do Haiti (ou Aiti?) Clube, que existiu na primeira metade do século XX. Também o Potira Esporte Clube que em 1949 apareceu no Diário de Pernambuco em jogo contra a equipe de Santa Maria do Cambucá - PE.
![]() |
Imagem 1 - O Esporte Clube São Miguel |
Segundo o Sr. Luís de Biino, que é o 3º em pé da esquerda para a direita, este time seria conhecido como o Esporte Clube São Miguel, pelo fato do uniforme ser "preto e vermelho", nas cores do Sport Club do Recife, que adaptando para a cidade ficaria conhecido como o Esporte Clube São Miguel. O mesmo recorda que era um uniforme de boa qualidade, que teria sido deixado por outro amante do esporte local, o Sr. Cacildo Guedes, que viria a ser prefeito da cidade entre 1972 e 1976 e na juventude era um bom jogador e teria adquirido tal uniforme para o time e, após deixar de estar a frente do futebol local teria deixado para outros jovens, no caso, os que aparecem na foto.
Nascido em 06 de setembro de 1944, o Sr. Luís de Biino recorda das partidas disputadas no campo que existia na altura do Posto de Saúde, na Rua Thomaz de Aquino. Lembra que era um jovem e muitas vezes não tinha lugar no time, que era conduzido por atletas mais experientes, como vemos na fotografia, a exemplo do Sr. Zé Toquinho, Biu Toco e Zé Rampa.
Luís de Biino lembra que na época anterior a ele existia o time do Sr. Cacildo Guedes, que era o melhor atleta e tinha outros jogadores como Zé Miguel, Zé Chico, Zé Rampa, Jonas, Apolônio e um irmão, chamado Heleno (Apolônio era o pai de Dedé de Apolônio). Lembra que os times que vinham jogar na Barra eram levados para onde hoje é Sede da Banda de música e o Sr. Cacildo Guedes fazia discursos com grande empolgação e as pessoas acompanhavam, sendo dias de grande entusiasmo da população, que em grande número ia para campo de futebol ver as partidas.
Sobre as histórias seguintes do Sr. Luís de Biino e de outros cidadãos locais sobre nossos times de futebol, a exemplo da origem do Bangu, em outro momento trataremos.
João Paulo França, 03 de julho de 2016.
Fonte:
Acervo e informações da Sra. Mira de Biino
Informações do Sr. Luís de Biino