1985 - Memória da Semana Santa escrita por Pe. Gabriel

Por anos a fio a comunidade Católica de Barra de São Miguel - PB fez parte da Paróquia de São Pedro de Caraúbas-PB. Esta por sua vez passou muito tempo sem a assistência direta de um pároco residente na mesma, contando com a administração do saudoso Padre Paulo Roberto, que era o vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Sumé - PB.
Neste contexto, os barrenses certamente lembram do acompanhamento religioso que passou a receber dos irmãos da Congregação Redentorista. O desbravador neste caminho foi o Padre Gabriel, que do alto de seus 80 anos, em 2013, narrou um pouco de suas memórias no livro Histórias que eu conto aos 80, editado pelo Padre Francisco de Assis Gabriel, CSsR.
Vejamos uma imagem deste padre tão querido da comunidade católica barrense:

Imagem 1 - Batizado na Igreja de Barra de São Miguel, ministrado por Pe. Gabriel - Acervo da Sra. Áurea Vieira
Esta imagem, não datada é apenas uma amostra do longo trabalho de evangelização empreendido pelo Pe. Gabriel, onde o mesmo levou a pia batismal da Igreja de São Miguel diversos filhos desta terra nascidos a partir da década de 1980. Nesta imagem 1, entre outras pessoas, observamos em primeiro plano a Sra. Maria de Tereza, o Sr. Antônio Bernardo, o Pe. Gabriel e a Sra. Áurea Vieira.
A seguir, destacamos a capa do livro Histórias que eu conto aos 80, escrito em 2013:

Imagem 2- Capa do livro autobiografia de Padre Gabriel
Segundo a autobiografia do Padre Gabriel Hofstede, o mesmo nasceu em 09 de abril de 1933 em Schipluiden, na Holanda. Viveu as agruras da 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Entrou para a vida religiosa em 1952 e em 04 de outubro de 1955 chegou ao Rio de Janeiro, vindo em um navio com mais de 1300 passageiros.
Estudou em Juiz de Fora e foi ordenado Padre em 1959 nesta cidade mineira.
Após uma volta para a Europa, em 1965 chegou ao Recife, onde passou a atuar na sua ação missionária.
Em 1983 foi indicado para iniciar um trabalho junto aos leigos no cariri paraibano, vindo a residir na cidade de Monteiro - PB. Daí passar a vir a Barra de São Miguel foi um instante apenas.
Assim, dentre as belas histórias contadas por Pe. Gabriel, o mesmo recorda com carinho a celebração da Semana Santa de 1985. Neste sentido, o mesmo escreve:

Imagem 2 - Página 137 do livro Histórias que eu conto aos 80 - Pe. Gabriel
Esta história segue na página seguinte:

Imagem 3 - Página 138 do livro Histórias que eu conto aos 80 - Pe. Gabriel

Pela narrativa da aventura que foi atravessar diversos riachos para esta celebração da Semana Santa de 1985, percebe-se como foi um momento que marcou o Padre Gabriel, sendo esta uma das 80 histórias que foram narradas no livro base que estamos a utilizar como fonte desta matéria.
Para finalizar, vejamos a imagem da Igreja de Barra de São Miguel que Padre Gabriel se refere em sua escrita:

Imagem 4 - Senhor Morto - Matriz de São Miguel de Barra de São Miguel - PB
Segundo José Raimundo (Zé de David), o mesmo foi o encarregado de adquirir a imagem do Senhor Morto, inclusive, é uma das poucas imagens da centenária igreja de Barra de São Miguel que é datada a sua aquisição, ou seja, em março de 1985, para que a comunidade celebrasse a partir de então a Semana Santa.

João Paulo França, 12 de julho de 2016.


Fonte:

HOFSTEDE, Padre Gabriel. Histórias que eu conto aos 80. Edição: GABRIEL, Padre Francisco de Assis. Garanhuns: 2013.
Informações de José Raimundo Ferreira (Zé de Davi)
Acervo da Matriz São Miguel de Barra de São Miguel - PB