O atual cemitério de Barra de São Miguel é do ano de 1913, afirma o pesquisador Pe. João Jorge Rietveld


Em suas diversas pesquisas cotidianas, o padre e pesquisador João Jorge Rietveld, da Paróquia de Cabaceiras, se deparou com a seguinte nota no livro Anuário Ecclesiástico da Parahyba do Norte, escrito por Francisco Severiano:

            “Dia 21 de maio de 1913 dom Adaucto deu uma “provisão para bençam do cemitério da povoação Barra do S. Miguel da freguesia de Cabaceiras”.
 
            Percebe-se que este seria o cemitério atual, um pouco distante da cidade, afirma.
            Para corroborar com a informação apresentada por Padre João Jorge Rietveld, informamos ao nobre leitor que o antigo cemitério de Barra de São Miguel, localizado vizinho a igreja matriz de São Miguel, foi demolido na década de 1950, porém, nos anos finais de sua existência já não se sepultavam corpos no mesmo, tais atos já eram realizados no novo cemitério, construído afastado da cidade, tendo aproximadamente um quarto do tamanho atual, que foi ampliado mais outras vezes.
             Outra pista para a correção da data apresentada por padre João Jorge Rietveld, pode ser vista ainda em datação de um dos túmulos mais antigos do cemitério:

Túmulo no atual Cemitério São Miguel com data de 1919
            Na imagem vemos a inscrição do ano de 1919, portanto, uma data aproximada a identificada no documento escrito que trata da benção do cemitério no ano de 1913.
            Entre os idosos que já entrevistei, todos nascidos da década de 1920 em diante, ou seja, que teriam acima de 10 anos na década de 1930, nenhum lembra de ter presenciado algum sepultamento no cemitério antigo, ao lado da igreja, o que nos leva a conjecturar que depois das décadas de 1930 e 1940 ele já estava suplantado pelo novo cemitério.
            Todavia, o novo cemitério não tem placa indicativa do ano de sua construção, por isso nosso desconhecimento acerca de sua origem até esta data. Neste cemitério há túmulos com datas de falecimento anteriores a 1914, porém, isto não indica que foram enterradas logo ali, pois, segundo idosos entrevistados, antes de ser completamente demolido, muitas ossadas e restos mortais foram transferidos do cemitério antigo, do lado da igreja de São Miguel, para o cemitério novo.

Padre João Jorge Rietveld - Imagem: Site ParaíbaMix
            Agradecemos ao pesquisador, Pe. João Jorge Rietveld que mais uma vez contribui com o conhecimento de nosso passado.
Barra de São Miguel, 07 de abril de 2020.

Fonte:
SEVERIANO, Francisco. Anuário Ecclesiástico da Parahyba do Norte. João Pessoa: Torre Eifel, 1919. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.