1987 - Frei Damião de Bozzano em Barra de São Miguel - PB (Parte 1)

Nosso site tem alegria de tornar público um belo acervo particular do jovem Bartô Pinto acerca da passagem de Frei Damião de Bozzano por Barra de São Miguel - PB no ano de 1987. 

Acompanhe a seguir os diferentes momentos desta missão que muito marcou os barrenses.

Imagem 1 -Palco para celebração campal em frente a Igreja de São Miguel
Para esta missão foi montado um pequeno tablado de madeira na calçada, em frente à porta central da Igreja de São Miguel. Na imagem vemos vários moradores antigos da cidade, que com todo o respeito e admiração estavam a participar desta celebração campal. Junto a Frei Damião está o Padre Paulo Roberto, que era o pároco de Sumé e Caraúbas no período e, portanto, também era o responsável pela comunidade católica local.

Imagem 2 - Fiéis em frente à Igreja de São Miguel
 Esta imagem 2 nos mostra uma visão panorâmica da frente da igreja, onde os fiéis acompanhavam a celebração. Percebe-se ao centro uma faixa de boas-vindas, onde se lê: "Mais uma graça abençoada para todos: Sua Presença Frei Damião".

Imagem 3 - Início da procissão com o ostensório pelas ruas de Barra de São Miguel
Começando a procissão, Frei Damião, Padre Paulo e Dau, sacristão de Sumé, vão sobre uma D-10 azul com o ostensório que passará pelas principais ruas da cidade, como acompanharemos pelas imagens seguintes. 

Imagem 4 - Procissão saindo da Igreja com Rumo a Rua Tenente Pedrosa
Saindo da Igreja, rumo ao poente, pela Rua Tenente Pedrosa a procissão segue. Destaque-se os objetos de devoção levados pelos moradores locais e visitantes. Ramos de plantas, quadros, cruzes, enfim, uma série de objetos de devoção popular. 

Imagem 5 - Rua Tenente Pedrosa
 Nesta imagem 5 recordamos uma informação prestada pelo amigo leitor Miguel Belé, onde o mesmo lembra que Frei Damião solicitou que todo o percurso fosse feito com o motor do carro desligado, para que ele escutasse as pessoas em oração e cânticos. Pela imagem fica claro o esforço dos senhores ao redor do veículo para mantê-lo na direção certa.

Imagem 6 - Rua Tenente Pedrosa com vista para o coreto da Praça Ismael Mahon
 Nesta imagem 6, temos uma bela vista dos diferentes fiéis que seguem a procissão descendo pela Rua Tenente Pedrosa, tendo o "coreto" ao fundo na praça Ismael Mahon.

Imagem 7 - Frei Damião em detalhe junto ao ostensório
Para concluir esta nossa primeira postagem do acervo de Bartô Pinto, temos esta bela imagem onde o fotógrafo teve a sensibilidade de focar Frei Damião e sua força de vontade, sua fé e oração empunhando o ostensório na procissão.

Vale destacar que este é um acervo de 21 fotografias que apresentam os diferentes momentos da missão do frade capuchinho por esta cidade. Dividiremos em três postagens. Confira nos próximos dias. 

É sempre importante mencionar que este site e projeto é desenvolvido graças ao desprendimento dos cidadãos, moradores ou mesmo conhecedores das histórias locais que conosco compartilham suas memórias, imagens e demais fontes que sirvam para a montagem de nossa teia de conhecimento do passado. Continue a colaborar conosco.

João Paulo França, 23 de junho de 2016


Fonte:

Acervo de Bartô Pinto
Informações do Sr. Miguel Belé