1986 - Carnaval em Barra de São Miguel (Parte 1)

Há 30 anos atrás Barra de São Miguel se entregava a folia carnavalesca no mês de fevereiro. Das lentes caseiras do amigo Ailton Canejo temos uma grande sequência de imagens do animado carnaval do ano de 1986. Publicamos hoje, uma primeira parte destas fotografias. Vejamos:

Imagem 1 - Arquivo da Família Canejo
Nesta primeira tomada, as pessoas vêm em um animado bloco pela Rua São Miguel. Vê-se no lado direito, onde hoje é quadra de esportes José Benjamim, um circo "tomara que não chova", sem nenhuma cobertura, como era normal no período. Continuemos a acompanhar este bloco pela Rua São Miguel:

Imagem 2 - Arquivo da Família Canejo
Como era costume, as pessoas seguiam ao ritmo da Orquestra de Frevo Cariri, daqui da cidade mesmo, formada em sua base central por músicos da própria Banda de Música local. A seguir, mais uma imagem da Rua São Miguel:

Imagem 3- Arquivo da Família Canejo
Toda esta turma animada tinha por destino o largo da Prefeitura Municipal como vemos na imagem a seguir:


O "mela-mela" e o frevo eram as atrações principais deste animado carnaval de rua. Aqui, vemos os foliões chegarem ao largo da Prefeitura. Ao fundo vê-se fachadas de casas da Rua São Miguel, como a do Sr. Zezinho de Joca e Dona Carminha. Note que ainda não tinha o "canal" ao lado da prefeitura e a rua era calçada com o escoamento d'água por cima, daí o calçamento está com a "terra" trazida pelas chuvas que caíram por aqueles dias em nossa cidade.

Em breve, publicaremos mais imagens deste carnaval, inclusive no ambiente do Clube "Diversional Cariri".

João Paulo França, 02 de junho de 2016.

Fonte:

Arquivo pessoal e informações da Família Canejo, Sr. Antônio Canejo e a Sra. Áurea Vieira, em 24 de maio de 2016.