1986 - Carnaval em Barra de São Miguel (Parte 2)

Entre os dias 08 e 11 de fevereiro de 1986 tivemos a passagem do carnaval naquele ano. Estamos resgatando aqueles dias de folia por meio das lentes caseiras de Ailton Canejo, que documentou através de fotografias os diferentes momentos e personagens daquele carnaval. Acompanhemos:

Imagem 1 - Orquestra - Arquivo da família Canejo
 Os amigos leitores certamente reconhecerão os membros da Orquestra Cariri que garantiam os sons para o animado carnaval de 1986. Entre os músicos visíveis, claramente identificamos Baeta no trompete e o Sr. Lula no sax. (Nos envie maiores informações¹). Também destacamos nesta imagem a "burrinha" que junto ao "boi" são presenças obrigatórias nas folias carnavalescas locais².

Imagem 2 - O Boi do carnaval - Arquivo da família Canejo
 Aqui, temos uma pose do "boi" do carnaval de Barra de São Miguel. Ao fundo, além dos veículos "Brasílias", vemos o Bar de Amauri vizinho ao prédio da Prefeitura municipal, tradicional ponto de diversão da cidade. Mudemos de ambiente a seguir:

Imagem 3 - Orquestra no Clube Cariri - Arquivo da família Canejo
Nesta imagem 3, temos um outro local de folia do carnaval. A noite, devidamente vestidos de calça branca e blusas azuis, a "Orquestra de Frevo Cariri" de Barra de São Miguel se apresenta no palco do "ornamentado" e "extinto" Clube Diversional Cariri, que se localizava no início da Rua Thomaz de Aquino.

Imagem 4 - Orquestra no Clube Cariri - Arquivo da família Canejo
Em uma fotografia aproximada da Orquestra de Frevo Cariri, que no ano anterior de 1985 tocara o carnaval de Russas - CE, identificamos neste ano de 1986 claramente o Sr. Raimundo de Biino à esquerda da imagem e, ao fundo, o conhecido Livaldo, que tocava na percussão. A seguir, mais um momento ímpar do carnaval:

Imagem 5 - Casal dançando - Arquivo da família Canejo
Para encerrar nossa visita por aqueles dias de folia, temos ao centro da imagem um animado casal a marcar o passo no Clube Diversional Cariri. A dama trata-se da Sra. Nazaré, figura "folclórica" pela animação e dança nos diferentes festejos de Barra de São Miguel. Quem seria seu par na fotografia?³


João Paulo França, 03 de junho de 2016.



Atualizações em 04 de junho de 2016.
1 - Segundo Claudiana Bomfim, Paulo Moura está no trombone e Inácio Costa Neto no sax- tenor.
2 - Segundo Maria Suene, quem divertia a moçada com a "burrinha" era o seu pai, Zé de Branco. "lembro muito bem quando criança os carnavais quando ele saía no bloco, mainha contava que eles passavam nos pontos comerciais e pediam dinheiro. Lembro-me que quando as crianças viam tinham muito medo, até mesmo por ingenuidade".
3 - Segundo Vinicius Costa e Ailza Canejo, o par dançante da Sra. Nazaré era o conhecido "Changa".



Fonte:

Arquivo pessoal e informações da Família Canejo, Sr. Antônio Canejo, Sra. Áurea Vieira e Ailza Canejo em 24 de maio de 2016.  
Informações de José Livaldo de Moura.
http://www.calendarr.com/brasil/calendario-1986/