1949: o ano da inauguração do Grupo Escolar Melquíades Tejo


O ano de 2016 marca o centenário da morte do Tenente Coronel Manuel Melquíades Pereira Tejo, que se tornou conhecido pelas novas gerações graças a nomenclatura que o mesmo cede ao primeiro prédio de escola construído em Barra de São Miguel – PB. No dia 29 de março de 1949 foi inaugurado o Grupo Escolar Melquíades Tejo. 

Vejamos a placa original, que venceu as adversidades do tempo e ainda mantém a seguinte forma:

Imagem 1 - Placa de Inauguração no Grupo Melquíades Tejo
Na placa se lê: 

“Grupo Escolar Melquíades Tejo construído pelo Município na Administração do prefeito Ernesto Heráclito do Rego – 29 – 3- 1949”.

Das informações contundentes contidas nesta placa inaugural temos além da datação do evento, a informação que aquele foi um prédio “construído pelo Município” e esta construção se deu no período que, a hoje cidade de Barra de São Miguel, ainda pertencia a Cabaceiras e a mesma era administrada pelo Sr. Ernesto Heráclito do Rego, político influente que comandou as cidades de Boqueirão e Cabaceiras, sendo, porém, derrotado na primeira eleição municipal de Barra de São Miguel, em 1962, pelo o Sr. Ismael Samarco Mahon.

Imagem 2 - Melquíades Tejo
Voltando a figura do Sr. Melquíades Tejo, observemos ao lado uma fotografia do mesmo.

Segundo a lápide do Cemitério local, o Tenente Coronel Manuel Melquíades Pereira Tejo nasceu ainda no século XIX, em 18 de dezembro de 1840, vindo a falecer em 28 de novembro de 1916. A princípio, pelas fontes pesquisadas, a família Pereira Tejo foi bastante influente da região de Cabaceiras, passando por Barra de São Miguel até chegar ao município de Taquaritinga do Norte – PE. Sendo assim, não nos surpreende a homenagem quando da construção desta primeira escola primária local, 33 anos após a morte do Sr. Melquíades Tejo.

A seguir, observemos uma imagem atual do prédio:

Imagem 3 - Salas Iniciais de 1949 e entrada do Grupo Melquíades Tejo em 09 de maio de 2016
Visitar o prédio da escola Melquíades Tejo é uma verdadeira volta ao passado, onde ainda encontramos a arquitetura inicial das duas grandes salas originais do Grupo. As salas da parte de trás e a secretaria foram construídas a posteriori, acompanhando o aumento no número das turmas.

Por falar em turmas, dentre os quadros existentes na escola que lutam contra a ação do tempo, destacamos este do ano de 1974. Vejamos:

Imagem 4 - Turma concluinte primária de 1974 -Acervo da Escola Melquíades Tejo
Reconhece alguém desta turma, que em 1974 concluiu o ensino primário na escola Melquíades Tejo? Será um prazer atualizamos as informações deste post.

Em breve, trataremos mais da vida do Sr. Melquíades Tejo, bem como desta escola que formou no ensino primário boa parte das gerações passadas e atuais de Barra de São Miguel.

João Paulo França, 21 de junho de 2016

Fonte:

Acervo da Escola Estadual Melquíades Tejo
Cemitério São Miguel de Barra de São Miguel - PB