Livro "História Lendária de Barra de São Miguel - Recordações de Agnelo Pedrosa"

Ao longo da História de Barra de São Miguel - PB poucas foram as publicações que nos foram legadas. Uma exceção é o pequeno livro História Lendária de Barra de São Miguel - Recordações de Agnelo Pedrosa escrito em cerca de 08 páginas. 

Infelizmente não é uma obra datada, mas conjecturamos ter sido escrita em fins da década de 1970 em vista das pistas encontradas no próprio livro, como a menção a reforma da igreja local, bem como a citação que o autor está com 80 anos de idade, além de se referir ao Sr. Pedro Pinto como o prefeito da época (o mesmo venceu a eleição de 1976).

Em diálogo com a Sra. Ermira Maria de Fátima Pinto e seu esposo, o Sr. José Maria, os mesmos nos informaram que este livro foi publicado em 1984, sendo que o Sr. José Maria recorda com riqueza de detalhes, pois o mesmo era tipógrafo e trabalhava na gráfica que fez a impressão. O mesmo acrescenta que foi o responsável pela capa, além de ter trabalhado diretamente com as outras "chapas" que formaram o livro¹.

Com estas informações iniciais, passemos a prazerosa leitura do Livro História Lendária de Barra de São Miguel - Recordações de Agnelo Pedrosa.

Imagem 1 - Capa inicial à direita e última página à esquerda

Imagem 2 - Prefácio e página 1
Imagem 3 - Páginas 2 e 3

Imagem 4 - Páginas 4 e 5

Imagem 5 - Páginas 6 e 7

Imagem 6 - Página 8

1 - Atualizado em 21 de junho de 2016.


Fonte:
  
História Lendária de Barra de São Miguel - Recordações de Agnelo Pedrosa.  Acervo de  José Raimundo Ferreira.

Entrevista com o casal Ermira Maria de Fátima Pinto e seu esposo, o Sr. José Maria, em 20 de junho de 2016.