Casamento em 1913/1914 na Fazenda São Francisco de Barra de São Miguel-PB

Em entrevista neste dia 31 de maio de 2016 com a Sra. Maria das Dores Quirino (Dorinha de Bibi), que conta com a idade de 89 anos, tivemos mais algumas informações desta imagem que já publicamos neste site (Acesse aqui a reportagem inicial).

Vejamos mais uma vez a fotografia do casamento do Sr. Joaquim Quirino com a Sra. Sinhá Canejo, desta feita com a marcação que nos mostrou a Sra. Dorinha de Bibi.

Fotografia cedida pela Sra. Ermira Maria de Fátima Pinto
Esta é uma bela imagem de um casamento na década de 1910, realizado, segundo a Sra. Dorinha de Bibi, entre 1913 ou 1914, na Fazenda São Francisco, próximo a Barra de São Miguel- PB. Os personagens seriam:

Nº 01 - D. Chiquinha Canejo, irmã da Sra. Sinhá Canejo (noiva) e esposa do Sr. Deda Clemente, conhecido Deda Vasconcelos.
Nº 02 - Deda Clemente, conhecido Deda Vasconcelos, esposo de D. Chiquinha Canejo.
Nº 03 - Sinhá Canejo (Noiva)
Nº 04 - Joaquim Quirino (Noivo)
Nº 05 - Provavelmente esposa de J. J. Pereira Tejo (Joca)
Nº 06 - Provavelmente o Sr. J. J. Pereira Tejo (Joca)
Nº 07 - Ermira Ferreira Pedrosa
Nº 08 - Bibiano (José Quirino Irmão)
Nº 09 - Sra. Lica, esposa do Sr. Olinto, irmão do Sr. Bibiano.
Nº 10 - Sr. Olinto, irmão de Bibiano.
Nº 11 - Sra. Vitalina Hóstio.

Segundo a Sra. Dorinha de Bibi, trata-se de uma fotografia do casamento do Sr. Joaquim Quirino e a Sra. Sinhá Canejo. As informações que a mesma nos mostrou são já repassadas pelo Sr. Agnelo Pedrosa.
O detalhe para situar a imagem entre 1913 e 1914 é a Sra. Ermira. A mesma, convidada para este casamento, já se encontrava grávida do Sr. Arlindo Quirino, que nasceu em abril de 1914. Portanto, no instante desta fotografia, a Sra. Ermira já estaria grávida, o que nos remete, em uma "gravidez normal", a um período entre algum mês depois de setembro de 1913 a abril de 1914.

Infelizmente não temos ainda o nome do fotógrafo. Continuamos a investigar. Tem mais algum detalhe? Será um prazer compartilhar neste espaço.

João Paulo França, 01 de junho de 2016.


FONTE:

Acervo particular e entrevista com a Sra. Ermira Maria de Fátima Pinto em 10 de maio de 2016.
Entrevista da Sra. Maria das Dores Quirino (Dorinha de Bibi) em 31 de maio de 2016.