1951 - Fazenda Brejinho em Barra de São Miguel - PB (Série Fazendas)

Nesta data, iniciamos mais um caminho em nosso site: a "Série Fazendas", onde pretendemos apresentar um pouco da Zona Rural que cerca a cidade de Barra de São Miguel - PB, recorrendo ao conhecimento das fazendas históricas desta região do Cariri paraibano. Iniciemos pelo ano de 1951, com belas imagens da Fazenda Brejinho, pertencente à época ao Sr. Otávio Cabral. Observemos:

Imagem 1 - Sede da Fazenda Brejinho - Acervo de João Antônio Miranda Cabral
 Passados 65 anos a arquitetura desta fazenda praticamente ainda é a mesma, com a "casa grande" e o seu extenso curral. Nos chama a atenção o grande mastro com bandeira no lado direito da fotografia. Qual seria a festividade? Seria religiosa? Segundo a datação de oferta no verso da imagem (01 de fevereiro de 1951) não temos grande pista, haja vista a possibilidade desta fotografia ter sido feita em data anterior, próxima as festividades de fim do ano, por exemplo.

Imagem 2 - Verso da Imagem 1 - Acervo de João Antônio Miranda Cabral
No verso da Imagem 1 temos a seguinte dedicatória:

 A vocês João e Inacinha
Esta lembrança da nossa fazenda Brejinho. 
Oferta de Mariquinha e Otávio.
1 - 2 - 1951

De próprio punho, a Sra. Mariquinha e o Sr. Otávio ofertam não só esta fotografia que observamos, mas uma série delas, que mostram diferentes cenários da propriedade da família, a já citada Fazenda Brejinho, localizada a nordeste da sede do Município. A seguir, analisemos mais uma imagem:
Imagem 3 - Baraúna e carro de boi - Acervo de João Antônio Miranda Cabral
O olhar do fotógrafo foi muito feliz nesta imagem 3 e conseguiu captar uma das cenas marcantes do Cariri: a baraúna, forte e resistente a reinar soberana na paisagem. As marcas no solo das rodas do carro de boi certamente complementam este cenário que sempre vive forte na memória daqueles que tiveram contato com a vida rural. 
Complementando este cenário da Fazenda Brejinho, analisemos mais uma fotografia:

Imagem 4 - Acervo de João Antônio Miranda Cabral
Aqui, o gado em seu descanso está como o grande destaque da imagem. É importante relembrar que estas fotografias foram ofertadas no ano de 1951, o que nos mostra um pouco dos cenários onde pulsava a vida no município de Barra de São Miguel - PB.

Em breve, daremos prosseguimento a esta série sobre "Fazendas".

João Paulo França, 14 de junho de 2016.


Fonte:

Acervo e informações familiares de João Antônio Miranda Cabral (Joca Cabral)