2003-2008: Construção e Inauguração do Centro Pastoral da Igreja Católica de Barra de São MIguel - PB (Parte 1)

"Um sonho que se sonho só, é apenas um sonho... mas, um sonho que se sonha junto torna-se realidade". Esta frase atribuída a Dom Helder Câmara está na placa de inauguração do Centro Pastoral Dom José Luíz, o conhecido Centro Pastoral da Igreja Católica de Barra de São Miguel, que no próximo dia 20 de abril completará 10 anos de inauguração. Para comemorar esta data, iniciamos em nosso portal esta série de matérias. Confira as 05 imagens que dispomos nesta data: 

Imagem 1 - Acervo de Clemilton Truta
Todas as fotografias pertencem ao acervo de Clemilton Truta, leigo engajado, responsável pela obra e que registrou as diversas etapas da construção.
Nesta imagem somos transportados ao ano de 2003, quando as primeiras intervenções são feitas no terreno, na abertura do alicerce. De camisa vermelha vemos um dos profissionais mais requisitados em Barra de São Miguel para abertura de valas, cisternas e afins, o conhecido Galego de Pedrosa.
Vejamos mais uma fotografia:

Imagem 2 - Acervo de Clemilton Truta
No período que a igreja de Barra de São Miguel ainda era parte da Paróquia de São Pedro de Caraúbas se deu o início da construção do referido centro. Os trabalhos começaram em 07 de março de 2003 na administração Paroquial do Padre José Luiz Ferreira Sales, que em seguida seria nomeado Bispo Auxiliar de Fortaleza e atualmente é o Bispo da Diocese de Pesqueira-PE. A obra foi realizada em diversas etapas. Nesta imagem vemos que as paredes já estão erguidas à altura das janelas. Vejamos mais uma fotografia a seguir:

Imagem 3 - Acervo de Clemilton Truta
Nesta imagem 3 vemos os trabalhos de colocação da cobertura do prédio. Na parte inferior vemos o mestre de obras e pedreiro principal da obra, Francisco Cosme ( Chico de Zezinho). Na parte superior vemos José de Pedrosa, o responsável pelo trabalho de coberta do centro pastoral.

Imagem 4 - Acervo de Clemilton Truta
Mais uma etapa da obra concluída. Neste momento vemos a coberta concluída, com as portas e janelas metálicas já colocadas. Os primeiros traçados da praça construída na frente do prédio começava a tomar forma.

Imagem 5 - Acervo de Clemilton Truta
Nesta última imagem da matéria vemos o Centro Pastoral tomando sua forma definitiva. O acabamento externo está em fase adiantada. Além do trabalhador Chico de Zezinho, vemos um cidadão muito conhecido e já falecido de Barra de São Miguel: José Carolinda.
O Termino da construção do prédio ocorreu em 12 de abril de 2008 na administração paroquial do Padre Rogério Epifânio Roque.
Em breve apresentaremos mais imagens desta obra da comunidade católica de Barra de São Miguel.

João Paulo França, 15 de abril de 2018.

Fonte:

Acervo e informações de José Clemilton Truta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.